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Relembre a história da primeira linha “BRS” de Salvador ainda nos anos 80′

Por Emerson Pereira – Foto/Montagem Anuário 1994

No início desta semana, a Prefeitura da capital baiana anunciou a criação de uma nova linha no formato BRS (Bus Rapid System ou Sistema de ônibus Rápido) para cidade, mas você sabia que a primeira linha criada nesses moldes foi idealizada no final dos anos 80?

O ano era 1989, e Salvador vivia um período de forte expansão populacional, com a criação da região de Cajazeiras e seu crescimento acima do esperado, a gestão municipal precisava facilitar o deslocamento entre a região periférica e o centro da cidade. Nessa altura o terminal EVA já havia sido desativado pois não suportava a demanda de passageiros e o seu substituto, o ENE (Estação Nova Esperança) já dava sinais de saturação operacional.

Diante desse cenário, o prefeito da época, Mario Kertész, licitou as principais linhas do ENE, exigindo um serviço rápido entre os dois principais terminais de ônibus da cidade, eis que surge a empresa Ogunjá, responsável pela operação da linha 1313 ENE X LAPA, uma das exigências da gestão municipal foi o uso de ônibus articulados para absorver a demanda de passageiros que crescia de forma acelerada. Seu roteiro passava pelas vias exclusivas para ônibus das avenidas Bonocô e Vasco da Gama, levando em consideração o trecho expresso da BR-324 a linha ia do ENE a Lapa em menos de 20 minutos, um tempo curto levando em consideração a distância entre as duas estações.

Na época, o sistema foi batizado pela Prefeitura de Salvador como TMS (Transporte de Massa de Salvador), pois a sigla inglesa do BRS (Bus Rapid Transit), não seria facilmente compreendida pelos soteropolitanos, e nenhum marqueteiro do Buzu071 chegou na prefeitura e sugeriu o uso da sigla BRS acompanhada do significado Buzú Rápido de Salvador.

O serviço expresso seguiu sob a responsabilidade da Ogunjá até 95 e foi repassado para sua substituta a São Pedro, nessa altura a prefeitura não exigiu mais o uso de ônibus articulados e nova empresa passou a usar ônibus convencionais no roteiro. Já a via exclusiva da Av. Bonocô foi desativada anos depois para dar lugar ao metrô, na Vasco da Gama o treco está sendo adequado ao BRT.

Enfim, essa é a história da primeira linha BRS de Salvador!

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