fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Os desafios do transporte público da capital baiana em 2024

Por Emerson Pereira – Foto Montagem Buzu071

Historicamente, o transporte público da capital baiana sempre foi um dos maiores problemas para os gestores municipais, já faz muito tempo que a população reclama de superlotação, longos intervalos e má conservação nos ônibus da cidade.

Em 2015, com a proposta de otimizar o transporte coletivo da cidade, integrando completamente o ônibus e o metrô, a Prefeitura de Salvador implantou o sistema Integra. Em 2019, o sistema urbano começou a introduzir ônibus climatizados à sua frota, ainda assim, o Integra precisa de muitas melhorias para entregar um serviço melhor para os seus usuários.

As principais reclamações dos usuários giram em torno da superlotação, má conservação dos ônibus mais antigos e falta de informação e o Buzu071 listou alguns pontos que podem ser melhorados.

No quesito superlotação, precisamos citar que esse é um evento normal durante o horário de pico em qualquer grande metrópole, mas em Salvador, muitas das vezes pode ser observada ao longo de todo o dia, principalmente nas linhas mais movimentadas, diante disso, o sistema precisa adequar a sua frota a demanda de passageiros, introduzindo ônibus maiores em relação aos convencionais. Ônibus articulados e trucados são ótimas opções, mas não são utilizados na capital baiana a mais de uma década.

Com relação aos ônibus “velhos”, Salvador ainda mantém ativos muitos ônibus fabricados em 2011, 2012 e 2013, e o peso de mais de uma década de uso reflete nas condições desses veículos, para substituir esses coletivos os operadores do Integra vão precisar fazer uma grande renovação em 2024, indo além dos 170 veículos novos comprados anualmente.

Por fim, a informação, Salvador segue um movimento contrário das grandes cidades brasileiras, atualmente a cidade não mantém nenhuma fonte oficial que informe os horários das linhas da cidade, o usuário precisa recorrer aos app de mobilidade e muitas das vezes as informações estão desatualizadas e/ou não existem. Ainda com relação à informação, desde 2019 os ônibus da cidade são comprados sem o código de linha traseiro, um equipamento essencial para quem precisa saber se é seu ônibus que está no ponto.

A melhoria do transporte público em Salvador em 2024 é de extrema importância para a qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento sustentável da cidade. Ao investir em um sistema de transporte eficiente, seguro e acessível, a mobilidade urbana é facilitada, reduzindo o tempo de deslocamento e o impacto ambiental causado pelo excesso de veículos individuais. Além disso, um transporte público de qualidade contribui para a inclusão social, permitindo que mais pessoas tenham acesso a oportunidades de emprego, educação e lazer. Portanto, a melhoria do transporte público em Salvador é fundamental para promover uma cidade mais conectada, sustentável e igualitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *