BRT Salvador investe em melhorias e recebe ônibus alongado nos próximos dias
Por Emerson Pereira – Foto Rafael Wan Der Maas
Em setembro de 2022, a cidade de Salvador deu um passo significativo em direção a um transporte público de qualidade com a inauguração do seu sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT). Inicialmente, o sistema BRT enfrentou desafios de superlotação devido ao uso massivo de ônibus convencionais, o que impactou diretamente a experiência dos passageiros e a eficiência do sistema de transporte.
No entanto, buscando solucionar esses problemas e melhorar a qualidade do serviço que é oferecido para a população, a Prefeitura de Salvador tomou a decisão de introduzir ônibus com uma capacidade de transporte maior ao BRT. Nesse sentido, aquisição de ônibus trucados do modelo Caio Millenium 5, com o moderno chassi Scania K320IB (Euro6) 6×2 de 15 metros, foi um passo fundamental para otimizar o sistema BRT de Salvador, a previsão é que o sistema receba 56 ônibus alongados até o final de 2024.
Após a chegada desses novos ônibus, o sistema deve ter sua capacidade de transporte ampliada de forma significativa, reduzindo a superlotação dos ônibus do BRT e melhorando a experiência dos passageiros durante seus deslocamentos. Além disso, os ônibus trucados proporcionam mais conforto, segurança e eficiência no transporte coletivo, contribuindo para tornar o sistema BRT de Salvador uma opção ainda mais atrativa para os usuários do transporte público da cidade.
Inicialmente o BRT Salvador deve receber 7 trucados de 15 metros, existe a previsão de introdução de articulados de 18 metros ao sistema ainda em 2024 – Foto Rafael Wan Deer Maas
A introdução dos ônibus trucados no sistema BRT de Salvador representa um importante avanço no transporte público da capital baiana, a última vez que uma empresa do transporte publico da cidade comprou ônibus com essas características, aconteceu ainda em 2009, quando a Barramar comprou 50 trucados de 14 metros para sua frota, a volta dos trucados para Salvador demonstra o compromisso das autoridades em oferecer um serviço de qualidade e eficiente para a população. Este investimento não apenas melhora a mobilidade urbana, mas também impacta positivamente a qualidade de vida dos cidadãos, tornando o transporte público mais acessível e sustentável.