Novidade: Ônibus elétrico da Marcopolo é visto chegando em Salvador; Veja vídeo
Por Emerson Pereira – Foto Reprodução / Igor Silva
Na manhã desta sexta-feira (19), populares avistaram um ônibus elétrico do modelo Attivi, fabricado pela tradicional encarroçadora Marcopolo, sendo descarregado na avenida Barros Reis, em Salvador. O veículo, que já havia sido testado recentemente em Maceió, despertou a curiosidade dos transeuntes e levantou questionamentos sobre seu destino na capital baiana, principalmente por esta no entorno das garagens do BRT de Salvador e da Cidade Sol, operadora dos ônibus elétricos que circulam na região metropolitana.
Até o momento, não houve comunicação oficial por parte da Prefeitura ou do governo do estado sobre o destino desse ônibus elétrico em Salvador. No entanto, algumas possibilidades podem ser consideradas:
- Testes no BRT de Salvador: O Attivi pode passar por avaliações operacionais no sistema de transporte rápido da cidade, o BRT. Sua eficiência, autonomia e adaptação às condições locais seriam fatores relevantes para essa escolha do modelo, principalmente em um momento de ampliação da sua zona de atendimento do modal na cidade, atualmente os ônibus elétricos do BRT foram produzidos pela Eletra em parceria com a Mercedes-Benz.
- Operação pela Cidade Sol: A empresa Cidade Sol, responsável pelos ônibus elétricos do Governo da Bahia que opera duas linhas na região metropolitana de Salvador, poderia estar envolvida em um teste. O Attivi poderia ser incorporado à frota já existente, atualmente a frota de elétricos da RMS é composta por ônibus fabricados pela BYD.
Características do Marcopolo Attivi:
- Chassi Integral Low Entry: Com capacidade total de 20,6 toneladas, o Attivi oferece espaço para até 80 passageiros.
- Autonomia: Pode percorrer até 250 km com uma única carga.
- Tempo de Carga: A recarga completa leva até 4 horas.
- Motor de Tração Central: Potência de 395 kW e torque de 2800 Nm.
- Concorrência: O Attivi enfrenta outros fabricantes de ônibus elétricos no mercado nacional, mas sua produção 100% nacional, tradição da Marcopolo no mercado nacional e o foco na sustentabilidade o destacam entre seus principais concorrentes.