fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

MPF vai investigar mudanças nas linhas do Integra por causa do BRT em Salvador

Por Emerson Pereira – Foto Bruno Concha/PMS

O Ministério Público Federal anunciou a abertura de um inquérito civil para investigar as mudanças implementadas nos roteiros dos ônibus urbanos em Salvador, por conta da instalação do sistema de Bus Rapid Transit (BRT). A medida vem após a publicação de uma portaria na última quinta-feira (2), assinada pelo procurador Leandro Bastos Nunes, que aponta para a necessidade de apurar as alterações que provocaram descontentamento entre os usuários do transporte público da cidade.

O inquérito foi instaurado de ofício, sem a necessidade de envio de cópia da portaria para ciência do representante. Isso indica uma ação proativa do órgão em resposta ao número de reclamações recebidas pelo Ministério Público.

Enquanto isso, o sistema BRT da capital baiana segue em expansão, com quatro linhas já em funcionamento. A mais recente, a linha B4, iniciou sua operação no dia 25 de abril e está em fase de observação e ajustes. Há expectativas para a inauguração de mais duas linhas no decorrer do ano: a B5, Lapa X Rodoviária, e a B6, que promete ligar a Lapa ao aeroporto, passando pela orla com formato BRS, ou seja, circulando em trechos exclusivos para ônibus e em trânsito misto.

Diante desse cenário, cresce o apelo para que a Prefeitura de Salvador desenvolva estratégias que ampliem o alcance do BRT até as regiões periféricas da cidade. A concentração da demanda apenas nos trechos existentes tem sido motivo de crítica, principalmente pela população das áreas mais afastadas, que precisam fazer algumas baldeações para chegar aos seus destinos. A expansão para a periferia não só atenderia a uma necessidade imediata de mobilidade urbana, mas também promoveria uma distribuição mais justa dos benefícios trazidos pelo BRT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *