fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Número de usuários do BRT de Salvador aumenta quase 200% em um ano

Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto / Secom PMS

O número de usuários do BRT Salvador subiu quase 200% em um ano. Em março de 2024, mais de 1,2 milhão de pessoas usaram o serviço, comparado a cerca de 410 mil no ano anterior. O sistema tem vias exclusivas, o que melhora a viagem dos passageiros. O secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, diz que o BRT é essencial para a cidade e traz melhorias em várias áreas.

O BRT passou por grandes mudanças, com obras para melhorar o trânsito. A primeira parte do sistema foi entregue pela prefeitura no dia 25 de abril, com 14 estações (algumas ainda vão entrar em funcionamento) e 11 km de vias exclusivas. Novas linhas serão adicionadas, e o trajeto da Rodoviária até a Lapa levará aproximadamente 16 minutos, segundo a Prefeitura de Salvador. O BRT também é pioneiro em usar ônibus elétricos na cidade e tem o maior terminal de recarga do Brasil. Além do transporte, o projeto do BRT inclui drenagem, paisagismo, iluminação e áreas de lazer no entorno das suas vias.

Além das linhas já em operação, o BRT Salvador planeja introduzir mais rotas em breve. As linhas B5 e B6 estão previstas para começar a operar ainda este ano, conectando a Rodoviária com a Lapa e a Lapa com o Aeroporto (Via orla), respectivamente. Essas novas linhas vão se juntar às quatro que já estão funcionando, incluindo a B4 (Lapa x Estação Pituba), que atualmente está operando de forma assistida, em fase de testes.

Os ônibus do BRT Salvador são mais modernos e confortáveis em comparação com os ônibus que são utilizados pelo sistema Integra. Eles são equipados com a mais recente tecnologia de transporte, oferecendo aos passageiros uma experiência superior em relação ao sistema convencional da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *