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PAC inclui projeto de expansão do metrô de Salvador até o Campo Grande

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação CCR Metrô Bahia

Em uma importante decisão, o Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) aprovou nesta terça-feira (21) algumas alterações na execução de obras financiadas pelo governo federal. Entre as mudanças, destaca-se a autorização para a extensão do Metrô da Lapa até o Campo Grande em Salvador, um projeto que havia sido inicialmente rejeitado pelo governo federal, e a suspensão da duplicação da Estrada do Derba (BA-528).

Com as novas diretrizes, estima-se que os recursos federais destinados às obras do PAC em Salvador possam dobrar, saltando de R$ 1,1 bilhão para R$ 2,6 bilhões. Detalhes dessas alterações foram divulgados no Diário Oficial da União e ganharam destaque no portal Bahia Noticias.

O custo estimado para as obras do Tramo 4 da linha 1 do Metrô, que se estenderá até o Campo Grande, é de R$ 1,5 bilhão, com financiamento federal. Por outro lado, a duplicação da Estrada do Derba deverá ser financiada e executada pelo governo estadual.

A responsabilidade pela seleção das obras a serem incluídas ou removidas do Novo PAC recai sobre um comitê interministerial, composto pelas pastas da Casa Civil, Fazenda, Planejamento e Orçamento, além do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A extensão do metrô até o Campo Grande, que foi proposta durante a administração do governador Rui Costa, promete expandir o sistema metroviário até a Barra, centralizando ainda mais o transporte urbano de Salvador. Em contraste, o projeto de extensão da linha 2 do metrô em Lauro de Freitas permanece em espera, sem avanços significativos por parte do governo estadual.

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