Linha B4 do BRT fará paradas em duas novas estações a partir desta quarta-feira (12) em Salvador
Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto/PMS
A partir desta quarta-feira (12), os passageiros da linha B4 – Lapa x Pituba em Salvador terão acesso a mais opções de parada com a inclusão das estações Parque da Cidade e Itaigara no seu roteiro. Essas estações, integrantes do trecho 1, começam a receber os usuários da B4, com o objetivo de facilitar o deslocamento da linha aos locais mais solicitados pelos usuários. A linha B4 mantém seu funcionamento no modelo de operação assistida, funcionando diariamente das 9h às 15h.
O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, destacou a importância da expansão: “A ampliação da linha B4 é um passo significativo na melhoria contínua do nosso serviço de transporte, assegurando uma experiência de qualidade superior para os passageiros.”
As novas estações contam com duas plataformas de embarque e desembarque distintas, designadas “A” e “B”, para otimizar o fluxo de passageiros. Na plataforma A, os usuários podem embarcar na linha B4 com destino à Pituba, enquanto a plataforma B atende aqueles que se dirigem à Lapa. Além disso, as estações continuam a servir as linhas existentes B1, B2 e B3.
De acordo com informações da Secretaria de Mobilidade (Semob), o sistema BRT de Salvador, transporta mais de 1,3 milhão de passageiros por mês, a Prefeitura de Salvador planeja uma expansão significativa do modal até o final do ano. Com a incorporação de 51 novos ônibus, incluindo ônibus elétricos e articulados, com isso, a frota do BRT alcançará um total de 102 coletivos. Isso permitirá a criação de duas novas linhas: a B5 (Lapa x Rodoviaria), conectando a região do Iguatemi ao centro da cidade, e a B6 (Lapa x Aeroporto), que ligará a estação da Lapa ao aeroporto transitando pela orla no modelo BRS.
A nova configuração promete reduzir o tempo de viagem entre a rodoviária e a Lapa para aproximadamente 16 minutos. A Estação BRT Vasco da Gama está prevista para entrar em funcionamento ainda neste mês, e o horário de operação do trecho 2 será estendido conforme o progresso da fase de testes, que passa por avaliações quinzenais dos gerenciadores do sistema.