fbpx
Mobilidade Urbana

Av. Suburbana é requalificada e ganha ciclovia alargada, novos retornos e via marginal

Por Emerson Pereira – Foto Betto Jr/PMS

A Prefeitura de Salvador entregou no último sábado (29) a requalificação da avenida Afrânio Peixoto, chamada popularmente de Avenida Suburbana, principal via de tráfego da região do Subúrbio Ferroviário da capital baiana. As obras foram conduzidas pela Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) e tiveram também o apoio de outras secretarias. O projeto teve investimento de R$40 milhões e envolveu uma série de intervenções para melhorar a fluidez do trânsito e dar mais segurança para pedestres e ciclistas que circulam pela região. 

Ao longo dos quase 14 quilômetros da Avenida Suburbana, a ciclovia foi alargada, foram criados novos retornos e foi construída uma via marginal, entre outras intervenções. Durante a entrega, o prefeito Bruno Reis destacou que a requalificação vai melhorar a mobilidade da cidade. “Aqui foram investidos R$40 milhões em todas estas intervenções para recuperar a avenida Suburbana. Vai melhorar muito para todos que moram e passam por aqui. O ciclista que utiliza a bicicleta para trabalhar, para fazer atividade física, as pessoas que passam por aqui caminhando, que pegam ônibus, os motoristas que trafegam pela via. Vai, sem sombra de dúvidas, ajudar a melhorar a mobilidade da cidade”, disse. 

O prefeito explicou que a Suburbana ganhou nova iluminação, inclusive com troca de postes, novos pontos de ônibus, a partir da concessão feita pela gestão municipal do mobiliário urbano da cidade, e ações de paisagismo, com o plantio de 625 novas árvores espalhadas entre o canteiro central e ao longo da via. Além disso, Bruno Reis autorizou a recuperação de 10 mil metros quadrados de passeios. 

Ele ressaltou ainda que todo o asfalto foi recuperado e que foram implantados ao longo da via semáforos inteligentes. “Temos aqui os novos pontos de ônibus, semáforos inteligentes, meio-fio em granito, calçadas com piso tátil, no mesmo padrão que colocamos em toda a cidade. Fizemos as intervenções que foram pedidas pela comunidade e tenho certeza que vão melhorar muito a trafegabilidade na Suburbana”, frisou. 

De acordo com o superintendente da Transalvador, Décio Martins, a requalificação da avenida Suburbana visa adequar a via às novas necessidades, o que trará mais fluidez e segurança viária. Entre as intervenções está a implantação de 14 novas faixas elevadas em cada sentido ao longo da avenida. 

A rede cicloviária, explicou Martins, foi requalificada e alargada ao longo dos quase 14 km de extensão da via. Em linhas gerais, a área de circulação das bicicletas será elevada ao nível do canteiro. Também foram realizadas a requalificação das sinalizações horizontais e verticais e a implantação de 25 novas interseções semafóricas. 

Foram abertos ainda dois novos retornos, um na saída do túnel Pirajá/Lobato e outro na altura de Itacaranha. O primeiro deles evita que os motoristas que saem da ligação Pirajá/Lobato precisem fazer longo trajeto para retornarem ao sentido Centro da cidade, o que também vai melhorar a fluidez. 

A intervenção garantiu a construção de uma via marginal da avenida Afrânio Peixoto, no sentido Paripe, logo após o Parque São Bartolomeu. A novidade vai beneficiar aqueles que precisam acessar a Rua dos Ferroviários, em Plataforma. “Aqui em São Bartolomeu fizemos uma nova reconfiguração. Aqui era um grande ponto de gargalo no sentido Centro e conseguimos desafogar essa região”, disse Martins.

O acesso ao Parque São Bartolomeu também foi facilitado com uma nova ligação. No sentido Calçada/Centro, a avenida ganhou uma terceira faixa e uma área de espera para os veículos que seguem em direção à Rua São Bartolomeu, que dá acesso ao parque. A mudança vai otimizar a fluidez do trânsito, sobretudo no sentido Calçada/Centro, já que evita retenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *