fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Ônibus elétrico em testes já transportou quase 3 mil passageiros em Salvador

Por Emerson Pereira – Foto Lucas Moura/PMS

Nos quatro primeiros dias de operação, 2,6 mil passageiros foram transportados na linha 0137 – Lapa x Barra Avenida pelo ônibus elétrico em testes em Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o teste tem o objetivo de avaliar o desempenho de veículos 100% elétricos em linhas do sistema convencional (Integra). Atualmente, a rede de transporte urbano da cidade conta com oito ônibus elétricos, todos eles operando no sistema BRT.

O veículo em teste é climatizado, com total acessibilidade e não emite gases poluentes para o meio ambiente. Cedido pela montadora de origem chinesa Higer, o ônibus segue em fase de teste até o final do mês de setembro.

Recursos modernos – Além de ser 100% elétrico e não poluente, o veículo também possui piso baixo integral, ar-condicionado, corredores mais largos e total acessibilidade. Conectividade através de portas de entrada USB, Wi-Fi e painéis informativos também fazem a diferença no coletivo em testes. Com capacidade para transportar até 77 passageiros, a linha está circulando diariamente na operação regular, com itinerário da Estação da Lapa à Barra Avenida.

Tayrone Cerqueira, 45 anos, é um dos condutores do ônibus elétrico. Segundo ele, o novo veículo é confortável não apenas para os passageiros. “É macio para dirigir, não faz barulho. É uma maravilha para gente também”, comenta o motorista, que dirige ônibus há 20 anos. Questionado sobre as impressões dos passageiros, ele diz que o clima nas viagens é sempre de muita satisfação. “Fico aqui só ouvindo o pessoal falando bem, elogiando”, afirma.

Desempenho monitorado – A ampliação da frota elétrica da cidade, buscando a transição do transporte para energia limpa, tem sido um compromisso da gestão municipal. De acordo com o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, a fase de teste é fundamental para o monitoramento do desempenho dos veículos elétricos em uma linha regular. “Ao final deste mês teremos uma noção melhor de como o veículo elétrico se comporta nas vias da cidade e como podemos inserir esses veículos na frota destas linhas”, considerou o titular da pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *