Veja as principais propostas de Bruno Reis para a mobilidade urbana da capital baiana
Por Emerson Pereira – Foto Beto Jr/Secom PMS
Neste domingo, dia 06, Bruno Reis foi reeleito como prefeito de Salvador. Em vista disso, o Buzu071 fez um levantamento das principais propostas do prefeito para a mobilidade urbana da cidade.
Redução do Tempo de Deslocamento
A redução do tempo de deslocamento da população é o grande pilar do plano de governo de Bruno Reis. Para o sistema Integra, o prefeito pretende entregar 100% dos ônibus com ar-condicionado até 2028. No BRT, a gestão planeja ampliar a frota de ônibus elétricos e implantar um eletroterminal de recarga nos Barris.
Retorno de linhas de ônibus
Apesar de não constar no plano de governo, Bruno Reis prometeu reavaliar o retorno de algumas linhas de ônibus para a cidade. Em entrevista à Rede Bahia, o então candidato à reeleição afirmou: “Nós vamos tentar convencer o Ministério Público e o Governo do Estado sobre o retorno dessas linhas, mas caso eles não queiram, o prefeito está anunciando em primeira mão que vai retornar essas linhas mesmo correndo o risco de ser processado”.
Faixas Exclusivas e Corredores
Outro plano importante é a implantação de faixas exclusivas para ônibus em diversos pontos da capital baiana, incluindo um corredor exclusivo ligando a Orla à Cidade Baixa, passando pela Av. San Martin, e a conclusão do corredor da orla, que permitirá o início da operação do BRS com a linha Lapa x Aeroporto. Para o centro da cidade, o plano prevê a criação de um sistema de transporte com micro-ônibus elétricos circulando no Campo Grande, Avenida Sete, Pelourinho e Comércio.
Subsistema de Transporte Complementar (STEC)
O Subsistema de Transporte Complementar (STEC), popularmente conhecido como “Topic´s”, também passará por mudanças. Embora o plano de governo não seja claro sobre as medidas específicas, o subsistema será redesenhado, com renovação de frota, mudanças em linhas e melhorias operacionais.
Estrutura Viária
Em relação à estrutura viária da cidade, o prefeito reeleito planeja construir um mergulhão na avenida Bonocô, requalificar a avenida Ogunjá, duplicar o viaduto entre a Av. Vasco da Gama e Ogunjá, criar uma via ligando a avenida Paralela à Estrada Velha do Aeroporto, criar uma ligação entre a avenida 29 de Março e a Estrada Cia-Aeroporto e avaliar a viabilidade de um corredor exclusivo para ônibus e ciclovias entre o Bom Juá e o Miolo.
Ampliação de Ciclovias
A ampliação de ciclovias também terá destaque neste segundo mandato, com a expansão dos trechos atuais e integração com o transporte público municipal. O objetivo, segundo Bruno Reis, é implantar mais de 200 km de ciclovias e ciclofaixas em toda a capital baiana. A pavimentação de ruas e a regulamentação de velocidade em novos pontos da cidade também são citadas no plano. O prefeito pretende ainda criar o Plano Municipal de Transporte Hidroviário, com a possibilidade de instalação de acesso ferroviário aos portos de Salvador, Cotegipe e Granéis, criação do Terminal Rodoferroviário de Valéria e concessão da travessia Plataforma-Ribeira.
Teleférico de Salvador
Outro projeto importante para a mobilidade soteropolitana é a implantação da Linha 1 do Teleférico de Salvador, que contará com quatro estações entre Praia Grande, Mané Dendê, Pirajá e Campinas de Pirajá, na altura da estação de metrô.
Desafios Futuros
Salvador enfrentará diversos desafios nos próximos anos na área da mobilidade urbana, entre eles a reorganização do sistema Integra, a diminuição da superlotação dos ônibus da cidade, a redução da idade média da frota, a incorporação de ônibus de grande porte no BRT, a renovação da frota do STEC e a redução dos congestionamentos.