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Mobilidade UrbanaTransporte público

Listamos três linhas de ônibus podem ser reativadas pela Prefeitura de Salvador

Por Emerson Pereira – Foto Tiago Caldas/Correio*

Durante a campanha para a prefeitura municipal, a desativação de linhas de ônibus em Salvador foi o ponto central de uma intensa discussão. Enquanto os opositores acusavam a gestão de Bruno Reis de extinguir mais de 100 linhas, o prefeito reeleito acusou o governo do estado de solicitar a redução de linhas para não abrir concorrência com o metrô.

Paralelamente à instalação e expansão do sistema metroviário, a cidade ganhou dois corredores transversais que possibilitam o deslocamento entre o subúrbio ferroviário e a orla da cidade, atravessando regiões populosas como Cajazeiras, Castelo Branco, Águas Claras, Sussuarana e Pau da Lima. No entanto, essas vias são pouco ou quase nunca utilizadas pelo sistema de transporte coletivo da cidade.

É necessário repensar as linhas de ônibus que têm mais da metade do seu trajeto similar ao metrô. Embora seja conveniente para o passageiro sair do seu bairro sem fazer baldeações, os ônibus enfrentam diversos desafios durante seu deslocamento, que podem ser minimizados com parte do trajeto sendo feito pelo sistema metroviário ou pelo BRT. Diante da relevância do tema, o prefeito reeleito de Salvador deixou em aberto a possibilidade de reativar algumas linhas de ônibus do sistema Integra. Por conta disso, o Portal Buzu071 listou três linhas das três áreas operacionais do Integra que, na opinião do portal especializado em mobilidade urbana, poderiam voltar a operar.

Linha 1645 Alto da Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba

Desativada em junho de 2023, a linha 1645 teve sua demanda canalizada para a Estação Pirajá. Com a alteração, os moradores da região do Alto da Terezinha e Rio Sena perderam sua conexão direta com a Cidade Baixa e Av. San Martim. A reativação da linha com destino ao BRT Hiper seria uma ótima alternativa para melhorar o transporte local.

Linha 1443 Fazenda Grande 4 x Lapa

Desativada em dezembro de 2022, junto com a linha 1470 Faz. Grande 4/3/2 x Pituba, a linha 1443 era uma ótima opção para moradores da Fazenda Grande 4/3 e boa parte da Estrada Velha do Aeroporto para chegar até o Iguatemi. Embora sua ida até o terminal no centro da cidade já não se justificasse, a reativação de uma versão da linha 1443 até a Rodoviária ou BRT Hiper poderia trazer grandes benefícios aos usuários.

Linha 1052 Estação Mussurunga x Barra 2

Desativada junto com sua linha coirmã 1051, a linha 1052 perdeu o sentido com a chegada do metrô na Estação Mussurunga e o fortalecimento das linhas do sistema “LB”. No entanto, a extinção da linha deixou uma lacuna para muitos usuários, especialmente aqueles que utilizavam a linha para chegar a pontos da avenida Paralela não cobertos pelo metrô e ao Itaigara. Atualmente, quem sai de um bairro rumo ao Itaigara precisa utilizar uma linha alimentadora do bairro, pegar o metrô até a rodoviária, andar até o BRT e depois usar o BRT para chegar ao destino. A reativação da linha 1052 até o Itaigara ou até o BRT facilitaria o deslocamento dos passageiros.

Considerações Finais

Essa análise é hipotética, pois o prefeito reeleito de Salvador não deu nenhum indicativo das linhas que podem ser reativadas. Listamos três linhas que atualmente poderiam atender a população em áreas com problemas de transporte e que antes eram atendidas pelos consórcios Azul (Salvador Norte), Amarelo (Plataforma) e Verde (OT Trans). É importante destacar que esse tema é complexo e afeta a vida de milhares de soteropolitanos diariamente. Agora, após as eleições, ele precisa da devida atenção por parte dos gestores públicos para atender aos anseios da população.

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