fbpx
Mobilidade Urbana

Táxis elétricos começam a ganhar destaque na frota da capital baiana

Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto/PMS

Salvador deu início à incorporação de táxis elétricos em sua frota, visando modernizar o serviço e promover práticas sustentáveis em meio às discussões sobre mudanças climáticas. Henrique Viana, de 24 anos, é o primeiro taxista autorizado a adquirir um táxi elétrico na capital baiana. Além dele, outros oito veículos elétricos já estão em circulação, resultado do último edital lançado no início deste ano pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Henrique, que trabalha como taxista há dois anos, destacou as dificuldades enfrentadas no início da carreira, principalmente devido aos altos custos com combustível e manutenção. “Atendia principalmente os bairros da Barra, Graça e Vitória. No começo, foi muito difícil, assim como para muitos colegas. Primeiro, precisava fazer o dinheiro da diária, depois pagar a gasolina, e só então pensar no lucro”, recorda. Ele relata que o uso do novo carro elétrico transformou sua rotina, proporcionando uma economia significativa e aumentando a satisfação dos clientes.

“Eu já vinha pesquisando sobre carros elétricos há algum tempo. Quando surgiu a oportunidade, não tive dúvidas em optar por um veículo do tipo. A experiência está sendo surreal. Cada dia me surpreendo mais com o conforto, a tecnologia e o baixo custo em relação ao carro a gasolina que eu usava”, comentou Viana, que substituiu um veículo de 2017, frequentemente sujeito a manutenções corretivas.

Segundo Henrique, a economia é um dos principais atrativos desta nova fase. “Eu gastava uma média de R$ 100 a R$ 150 de combustível por dia e hoje estou rodando praticamente a custo zero, já que consigo carregar o veículo na concessionária. Os clientes também estão adorando o carro, por ser algo novo”, completou, revelando ainda a intenção de instalar um carregador em sua própria garagem.

O secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou a importância do credenciamento de novos taxistas com veículos elétricos como parte do compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável. “Através do edital de credenciamento, Salvador teve a oportunidade de ter novos taxistas já com veículos elétricos. Caminhar nessa direção significa caminhar para o futuro, com menos veículos a combustão e mais desenvolvimento sustentável”, declarou Muller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *