Reunião entre Prefeitura e Banco Mundial discute acordo para compra de ônibus elétricos
Por Emerson Pereira – Foto Bruno Concha
Nesta segunda-feira (25), uma reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) marcou um passo significativo na parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Banco Mundial para a aquisição de ônibus elétricos. Segundo a Prefeitura, esta iniciativa visa inserir a capital baiana em políticas públicas que priorizam o meio ambiente por meio da utilização de energias limpas.
O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, destacou que a parceria tem como objetivo capacitar os profissionais do transporte e promover a sustentabilidade. “Com a implementação dos ônibus elétricos, a Prefeitura se destaca no Brasil por esta transição. O crédito do Banco Mundial vai acelerar a mudança para uma frota elétrica, que é mais sustentável, mais limpa e traz inúmeros benefícios para a cidade. Estas reuniões são preparatórias para garantir essa operação de crédito e a capacitação da equipe, para que Salvador continue a liderar em sustentabilidade”, afirmou Muller.
O diretor de Planejamento da Semob, Diogo Pires Ferreira, ressaltou que o projeto de eletrificação da frota urbana de Salvador envolve mais do que apenas a compra de ônibus elétricos, abrangendo diversas melhorias no sistema de transporte público coletivo. “O projeto inclui a implantação da infraestrutura de recarga, melhorias no entorno das estações e da microacessibilidade, além da criação de novas estações. Outros projetos também estão sendo integrados, como a ampliação da diversidade na operação do sistema de transporte coletivo”, explicou Ferreira.
Esta foi a segunda reunião de preparação para o financiamento com o Banco Mundial. “Este encontro envolve uma série de procedimentos para viabilizar o financiamento. O primeiro passo é submetê-lo ao governo federal para autorização de financiamento externo com garantia da União. Em seguida, o próprio Banco Mundial deve aprovar o projeto internamente. Por fim, busca-se a aprovação do Senado Federal”, completou Ferreira.
Thaís Fonseca, especialista em transportes do Banco Mundial, destacou que o projeto promove a descarbonização com ônibus totalmente elétricos e sustentáveis. “Além de descarbonizar, o projeto melhora a qualidade do transporte público em Salvador. Quem usa esses ônibus sentirá a diferença: são veículos de piso baixo, sem ruído, com ar-condicionado e Wi-Fi. Os usuários perceberão a melhoria no serviço e na qualidade de todo o sistema”, afirmou Fonseca.