Projeto da Semob facilita o transporte de crianças atípicas para eventos da cidade
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação
Com o objetivo de facilitar a inclusão de associações e grupos de crianças atípicas nos eventos realizados pela prefeitura de Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) criou o “Projeto Ser Cidadão, Ser Solidário”.
Lançado em 2022, o projeto é coordenado pela Coordenadoria de Avaliação e Programação Operacional (COPRO), parte da Diretoria de Transporte da Semob. Desde então, a iniciativa tem promovido uma série de ações voltadas à inclusão social de crianças e pessoas atípicas nos meios de transporte municipais. O projeto é apoiado pelo Secretario de Mobilidade, Fabrizzio Muller, e também pelo Coordenador de Operações Raimundo Dortas.
O “Transporte Solidário”, que conta com o apoio das concessionárias do sistema Integra, OT TRANS e PLATAFORMA, as duas empresas disponibilizam coletivos iluminados, equipados com três boxes para portadores de necessidades especiais. A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE) também é parceira do projeto, que facilita o acesso do público-alvo aos eventos culturais e sociais oferecidos pela Prefeitura.

Neste ano, com a consolidação do projeto, três novas associações buscaram a Semob para facilitar o transporte de seus assistidos, somando um total de 10 associações/grupos participantes e cerca de 150 pessoas, entre atípicos, cuidadores e familiares. As associações participantes incluem:
- Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (APAE)
- Associação de Mães, Amigos e Pais Extraordinários (AMAPE)
- Associação Abraço à Microcefalia (ABRAÇO)
- Associação dos Amigos do Autista da Bahia (AMAE)
- Núcleo Acolhedor da Criança Autista (NACA)
- Lar Vida
- Associação dos Amigos do Autista da Bahia (AMA)
- Associação Baiana de Reabilitação e Educação (ABRE)
- Associação Vivendas do Mar (AVAM)
- Unidos pelo Amor
As empresas concessionárias do Integra, além de fornecerem os transportes decorados com iluminação natalina, também oferecem motoristas, equipes de apoio, brindes e presentes para as crianças durante as visitas.
A consolidação deste projeto demonstra a importância de promover um transporte público inclusivo, atendendo às necessidades das pessoas. O alinhamento entre as empresas do Integra, a Prefeitura e as associações proporciona entretenimento e lazer para aqueles que dificilmente teriam acesso a esses eventos.