Veja os valores atualizados das tarifas de transporte público nas principais cidades da Bahia
Por Emerson Pereira
Após Salvador implementar um reajuste significativo em sua tarifa de transporte público municipal, outras cidades da Bahia seguiram a tendência. Desde o dia 4 de janeiro, as tarifas dos ônibus convencionais (Integra), STEC (Topic’s) e BRT na capital baiana passaram de R$ 5,20 para R$ 5,60, representando um aumento de 7,69%. Diante desse cenário, o Buzu071 realizou um levantamento dos valores cobrados nas principais cidades do estado. Confira abaixo:
Feira de Santana
Em Feira de Santana, as tarifas dos ônibus convencionais e do BRT Feira que custavam R$ 4,90 foi reajustada para R$ 5,50 para quem paga em dinheiro. Atualmente, o sistema de transporte operado pelo FeiraMob e BRT Feira conta com aproximadamente 150 coletivos.
Vitória da Conquista
No sudoeste do estado, em Vitória da Conquista, o valor da tarifa permanece inalterado desde o início de 2023, sendo atualmente R$ 3,80. O sistema municipal conta com 134 coletivos que transportam cerca de 30 mil passageiros por dia.
Barreiras
Assim como em Vitória da Conquista, Barreiras, a principal cidade do oeste baiano, manteve sua tarifa em R$ 4,50 desde o último reajuste em 2020. O sistema de transporte municipal possui 62 veículos e transporta aproximadamente 20 mil passageiros diariamente.
Juazeiro
Juazeiro também optou por manter o valor de sua tarifa sem alterações desde 2020, custando R$ 4,60. O sistema de transporte da cidade do norte baiano conta com uma frota de 30 ônibus que atendem cerca de 200 mil passageiros mensais.
Itabuna
Em Itabuna, a tarifa de transporte público foi mantida em R$ 3,70. No ano passado, a Prefeitura de Itabuna renovou 60% da frota de ônibus, proporcionando veículos mais modernos e confortáveis para os usuários do transporte público municipal.
Região Metropolitana de Salvador (RMS)
Nas próximas semanas, espera-se um reajuste no sistema intermunicipal da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Atualmente, o valor de R$ 5,20 é cobrado em linhas para Lauro de Freitas, Simões Filho e algumas localidades da orla de Camaçari. O valor é maior para cidades como Camaçari (sede), Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias e outros municípios da RMS. As empresas da região metropolitana sinalizam dificuldades financeiras para manter o serviço intermunicipal e ameaçam devolver as linhas metropolitanas para o Governo do Estado.
Durante a produção desta matéria mantivemos contato com representantes de secretarias de mobilidade e transporte de dessas cidades, uma afirmação foi unanime e apontam que esses reajustes refletem a necessidade de equilibrar custos e serviços, na tentativa de garantir que o transporte público continue em operação em diversas cidades do estado, visando a continuidade da prestação de serviços e garantindo o deslocamento diário de milhares de cidadãos baianos.