São Paulo apresenta 100 novos ônibus elétricos em semana de aniversário da cidade
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação BYD
Durante a semana de celebração do aniversário de São Paulo, a BYD Brasil entregou 60 novos ônibus 100% elétricos à frota de transporte urbano da capital paulista. Esses veículos, fabricados em Campinas (SP), destacam-se pela sustentabilidade, segurança, conforto e comodidade, oferecendo benefícios como portas USB para os usuários e viagens mais silenciosas. Ao todo100 ônibus elétricos foram apresentados na cerimônia de entrega oficial ocorreu no Sambódromo do Anhembi.
Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD, afirmou: “Essa iniciativa reforça nosso compromisso com o Brasil e com a promoção de um transporte público de emissão zero. Estamos orgulhosos de produzir no estado de São Paulo e contribuir para a economia local, enquanto trabalhamos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Nosso objetivo é apoiar o transporte urbano com soluções sustentáveis e de alta eficiência.”
Os novos ônibus, são o modelo Caio e-Millenium e contam com chassi BYD D9W, têm 12,98 metros de comprimento e proporcionam economia significativa para os operadores de transporte público. Com um tempo médio de recarga de 2 a 3 horas e consumo de energia eficiente, eles resultam em custos operacionais até 70% menores em comparação aos modelos a diesel. Projetados para longas jornadas diárias, os veículos oferecem autonomia de até 250 quilômetros e capacidade para 80 passageiros sentados.
Outro diferencial é o sistema de freios regenerativos, que converte a energia de frenagem em eletricidade para recarregar as baterias, reduzindo o consumo geral. O design Low Entry, que elimina degraus, facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a suspensão pneumática ajustável proporciona maior conforto e segurança tanto para passageiros quanto para motoristas.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou: “Esses ônibus elétricos, além de melhorar a qualidade do ar, porque não são poluentes, também vão melhorar muito a qualidade de vida dos motoristas, dos trocadores e dos passageiros. Não tem barulho, é muito mais confortável, todos com ar-condicionado, com USB, com tudo aquilo que nossos passageiros e profissionais do transporte merecem. Mais qualidade, cuidando do meio ambiente e da saúde das pessoas.” Todos os ônibus possuem ar-condicionado, conexão de internet por Wi-Fi e área para carregar celular por USB.
Com essa nova frota, São Paulo passa a ter a maior frota de ônibus elétricos em operação no país, com um total de 428 coletivos movidos a bateria e 201 trólebus. Atualmente, Salvador, possui 8 ônibus elétricos operando no BRT, e a prefeitura municipal tem planos para expandir a frota de veículos 100% elétricos em 2025.