Mobilidade UrbanaTransporte público

Governador Jerônimo Rodrigues vistoria revisão de trens para VLT de Salvador

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação GovBA

Na última quarta-feira (19), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), no interior de São Paulo, para conferir de perto o trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador. A CAF, empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs, é responsável pela execução do serviço.

“São trens de muita qualidade. Vimos aqui todo o trabalho que está sendo feito, olhando cada peça, cada detalhe. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A atualização dos trens está sendo conduzida por uma equipe de engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica. A revisão técnica envolve a checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições, além da troca de peças de borracha, baterias, renovação da pintura e testes em todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com substituição do que for necessário.

“Pode se comprovar aqui o estado de novo que estão os equipamentos. Mesmo assim, eles estão sendo completamente desmontados e revisados. São mais de 60 mil itens que estão sendo aportados novos para revitalizá-los, para que, do ponto de vista técnico, eles saiam daqui para Salvador como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil.

Segundo o Governo do Estado, após a reforma, os trens atenderão ao sistema do VLT do Subúrbio com qualidade e segurança para os passageiros. Parte do projeto inclui adaptações para que as marisqueiras possam transportar seus produtos de forma adequada.

Cada composição dos trens do VLT é formada por sete vagões, com duas cabines de comando nas extremidades, totalizando 45 metros de comprimento. Internamente, os trens são equipados com assentos confortáveis e comportam 400 passageiros, viajando a uma velocidade de até 80 km/h, movidos à eletricidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *