Mobilidade UrbanaTransporte público

Programa da Prefeitura de Salvador amplia número de motoristas mulheres no BRT

Por Emerson Pereira – Foto Lucas Moura/PMS

No início deste mês, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), ampliou a participação feminina no transporte público da cidade. Em parceria com as empresas concessionárias, duas novas motoristas que participaram do programa Mulheres no Volante foram contratadas para o sistema BRT: Elenilda Barros e Sandra Lima.

Presente na ação realizada no início da tarde desta sexta-feira (7), na Estação Pituba, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, enfatizou o impacto do programa no acesso de mulheres a oportunidades no mercado de trabalho. “Estou muito feliz por a Prefeitura poder proporcionar essa inserção profissional às mulheres, mas, sobretudo, dar acesso a ambientes e oportunidades que talvez elas não tivessem ou que demorariam muito para conquistar. Nosso objetivo é, de fato, promover a inclusão e integrar mais mulheres no volante e onde elas quiserem”, pontuou.

O programa Mulheres no Volante tem o objetivo de aumentar a presença feminina no mercado de trabalho, especialmente em áreas dominadas por homens, como na operação de transporte público. Através do programa, por exemplo, as participantes são capacitadas para que possam adquirir a carteira de habilitação A, B, C ou D ou mesmo mudar de categoria – a Prefeitura oferece desde o curso até o laudo. A gestão municipal também procura oferecer oportunidades de contratação para as mulheres que conseguem obter a carteira.

O secretário de mobilidade, Pablo Souza, destacou a relevância da ação, não apenas em razão da data comemorativa, mas também pelo impacto que ela tem na inclusão das mulheres no setor. “Esta ação tem o cuidado de não apenas limitar as possibilidades de mulheres dirigindo veículos, mas também buscar expandir essas oportunidades em toda a cadeia produtiva do transporte. Atualmente, temos mulheres trabalhando com manutenção de ar-condicionado nas empresas, além de reparos mecânicos. Nosso objetivo é multiplicar a presença feminina, permitindo que elas se apropriem das vagas oferecidas pelo segmento”, afirmou.

Valorização – As novas motoristas do BRT, Elenilda Barros e Sandra Lima, comemoraram a oportunidade de integrar o quadro de motoristas do sistema – em agosto do ano passado, outras duas motoristas começaram a trabalhar no modal: Ilmara Sales e Carla Patrícia Maltez. “Achei excelente essa ação da Prefeitura de Salvador em valorizar as mulheres. É importante sermos reconhecidas em meio a tanta desigualdade”, disse Elenilda.

Já Sandra Lima, de 48 anos, considerou gratificante a ação da administração municipal em prol da população feminina. “Para mim, é muito relevante ver que estão mostrando que nós, mulheres, temos potencial. Temos capacidade de exercer funções predominantemente masculinas e estamos mostrando isso para a sociedade. Vejo isso como um reconhecimento não apenas por sermos mulheres, mas pelo nosso profissionalismo e pela nossa capacidade de mostrar que também somos capazes”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você acha do nosso site?