Mudanças: Linhas de ônibus 1420 e 1436 deixam de operar neste sábado (22)
Por Emerson Pereira – Foto Leonardo Queiroz
A partir deste sábado, 22 de março, as linhas de ônibus 1420 (Boca da Mata x Pituba) e 1436 (Cajazeiras 11) serão definitivamente desativadas. Desde 2023, esses itinerários já vinham sendo gradualmente substituídos por rotas alternativas que chegam até as proximidades do Centro Empresarial Iguatemi, operando apenas em horários reduzidos nos dias úteis, até 8h30, e sem funcionamento nos fins de semana.
Com o encerramento total dessas linhas, quatro novas alternativas assumirão o atendimento aos passageiros. As rotas regulares 1419 (Boca da Mata x Shopping da Bahia) e 1468 (Cajazeiras 11 x Shopping da Bahia), além das linhas de apoio 1419 (Shopping da Gente/G. Barbosa x Boca da Mata) e 1468 (Estação Pituaçu x Cajazeiras 11), serão as responsáveis por cobrir as demandas da população.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que os passageiros que desejarem acessar o Caminho das Árvores, Avenida Paulo VI ou Itaigara devem utilizar a integração com a linha B3 do BRT para complementar o deslocamento.
Um olhar histórico sobre as linhas 1420 e 1436
A linha 1420 teve início nos anos 1980, operada pela extinta empresa Ogunjá. Posteriormente, passou para a ITT, que adotou o nome Ilha Tropical/Capital. Já nos anos 2010, após a saída da Capital do sistema de transporte, outras empresas a administraram até ser absorvida pelo Consórcio OT Trans. Durante mais de três décadas, foi uma das dez linhas mais movimentadas da cidade, ligando Cajazeiras a Castelo Branco e outros pontos estratégicos do município.
Já a linha 1436 foi criada nos anos 2000, substituindo as antigas linhas Cajazeiras Circular (A e B) x Pituba. Operada inicialmente pelas empresas Ondina e BTU, também foi incorporada pelo Consórcio OT Trans ao longo dos anos. Popular entre os moradores de Cajazeiras, a linha era usada para deslocamento até a Avenida São Rafael e a Paralela, além do destino principal, Pituba.
Essas mudanças representam uma nova fase no transporte coletivo da região, prometendo modernizar e otimizar o atendimento aos passageiros.