Prefeitura intensifica ações educativas para uso de patinetes elétricos em Salvador
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação JET
Após sucessivos relatos de acidentes envolvendo patinetes elétricos, a Prefeitura de Salvador e a empresa JET, responsável pelos dispositivos na cidade, intensificaram as ações de conscientização sobre segurança no trânsito. Neste domingo (23), a iniciativa “Escola de Direção Segura” será realizada por instrutores da JET em diversos pontos estratégicos da cidade. As atividades ocorrerão na Avenida Magalhães Neto (das 10h às 14h), além do Jardim dos Namorados, Farol da Barra e Itapuã (das 14h às 18h).
Durante a semana, nos períodos da tarde às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h, equipes da JET estarão no Jardim de Alah para orientar os usuários. Desde janeiro, a cidade já sediou 18 edições da Escola de Direção Segura, iniciativa que ensina aos participantes as regras de trânsito e o uso correto dos patinetes.
O aplicativo da JET também desempenha papel educacional: em cada viagem iniciada — foram mais de 176,7 mil até agora, realizadas por 67 mil usuários cadastrados —, apresenta vídeos com instruções de condução segura. Além disso, notificações mensais reforçam as regras de uso aos usuários soteropolitanos.
Paralelamente, a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a JET ampliaram a fiscalização para coibir práticas imprudentes, como o uso dos veículos por crianças, transporte de duplas e estacionamentos inadequados que interferem no trânsito de pedestres e veículos.
Infrações flagradas resultarão em suspensão temporária do acesso à plataforma por uma semana. Em casos de reincidência, os usuários serão banidos. Se crianças ou adolescentes forem flagrados conduzindo os patinetes de forma irregular, a conta responsável será imediatamente desativada, priorizando a segurança no trânsito.