Queixas em Cajazeiras: Descubra as maiores críticas ao transporte público da região
Por Emerson Pereira – Foto Fernando Vivas/GovBa
A população da região de Cajazeiras, uma das áreas mais densamente habitadas de Salvador, continua enfrentando dificuldades com o transporte público da capital baiana. Com a contribuição dos portais Noticias Cajazeiras e Jornal Cajazeiras, o Buzu071 pontuou as principais reclamações dos usuários para entender os problemas enfrentados pelos moradores dos bairros dessa importante área da cidade.
Principais queixas por bairro:
- Cajazeiras 2: Apesar de abrigar dois hospitais, Eládio Lassere e Couto Maia, os moradores relatam baixa frequência da única linha que atende a região, Fazenda Grande 1/2 x Term. Águas Claras.
- Cajazeiras 4: Os moradores pedem mais frequência nas linhas com destino ao metrô em Águas Claras, apesar de Cajazeiras 4 ser um ponto de passagem para as principais linhas da região.
- Cajazeiras 5: A ausência de uma linha de ônibus dentro do bairro obriga os moradores a caminharem até 2 km para acessar o transporte público da cidade, já que as linhas circulam apenas pela via principal.
- Cajazeiras 6 e 7: Ambos bairros compartilham linhas e enfrentam problemas de frequência e superlotação. Além disso, a linha 1709 teve a substituição dos ônibus convencionais por micro-ônibus, gerando descontentamento entre os usuários.
- Cajazeiras 8: Embora tenha recebido melhorias nos últimos anos, como a introdução de coletivos com ar-condicionado na 1405 e criação da linha para Estação Mussurunga, a linha 1405 tem sido alvo constante de reclamações, desde que se tornou o único Estação Pirajá de Cajazeiras, a linha não consegue absorver a demanda de passageiros.
- Cajazeiras 10: Alguns usuários pedem mais frequência na linha 1716 e relatam um suposto sumiço da linha fora do horário de pico, anteriormente solicitavam uma linha com destino à Estação Mussurunga, mas aparentemente a demanda parece ter sido esquecida entre as lideranças locais.
- Cajazeiras 11: Mesmo sendo um dos bairros com maior oferta de viagens da região, os moradores pedem por mais linhas partindo do seu final de linha. A recente substituição da linha 1436 por uma linha até o Iguatemi também gerou insatisfação.
- Boca da Mata: Apesar da relevância de suas linhas, os moradores reclamam da substituição de parte dos ônibus climatizados por veículos sem ar-condicionado nas linhas 1413 e 1419 (antiga 1420), em 2019, essas linhas tiveram boa parte da frota renovada com ônibus climatizados.
- Águas Claras: A constante superlotação da linha 1713 é o principal motivo de queixas por parte dos moradores de Aguas Claras, apesar da linha ter intervalos curtos, a 1713 costuma operar superlotada, principalmente no corredor principal do bairro.
- Fazenda Grande 2/3/4: Os roteiros extensos das linhas que atendem esses bairros, além da baixa frequência de algumas delas, como 1714 e 1715, são pontos de insatisfação dos moradores da “dois, três e quarto”. Linhas descontinuadas, como Pituba (1470) e Lapa (1443), também causam reclamações entre os usuários.
Um problema de mobilidade urbana
Além de estar distante do centro de Salvador, Cajazeiras enfrenta desafios adicionais, como a concentração de demanda em poucas linhas, frequência insuficiente, ausência de linhas que utilizem a Av. 29 de Março como alternativa de deslocamento e áreas sem atendimento do transporte público, como Cajazeiras 5. Para atender às necessidades da população, moradores esperam que os responsaveis pela gestão do transporte municipal realize análises e implemente melhorias no sistema de transporte da região.