Transporte público

Bruno Reis é bem avaliado em pesquisa, mas transporte público é reprovado por soteropolitanos

Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto/PMS

Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, realizada entre os dias 16 e 17 de abril, revelou que 66% dos moradores de Salvador aprovam a gestão do prefeito Bruno Reis nos primeiros 100 dias de seu segundo mandato. O levantamento, que ouviu mil pessoas e possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, também apontou que 28% desaprovam a administração, enquanto 6% não souberam ou preferiram não responder.

Apesar da avaliação positiva geral, o transporte público da capital baiana continua sendo um ponto crítico da gestão municipal. Apenas 32% dos entrevistados aprovam a gestão de Bruno Reis nessa área, enquanto 63% desaprovam e 5% não opinaram. Os dados refletem os desafios enfrentados pelo sistema de transporte coletivo, que, mesmo com a implementação do BRT, ainda enfrenta problemas significativos no sistema convencional, o Integra.

Entre os principais marcos dos 100 primeiros dias do segundo mandato de Bruno Reis, destacam-se a mudança no comando da Secretaria de Mobilidade (Semob) e Transalvador, a entrega de novos ônibus para o BRT e Integra, a ampliação do BRT até o Rio Vermelho e a instalação da motofaixa na Avenida Bonocô.

No que diz respeito às principais reclamações dos usuários, destaca-se a desativação de linhas, a superlotação nos ônibus, a ausência de ônibus maiores em linhas de alta demanda, quantidade de coletivos com ar-condicionado e a retirada de códigos traseiros dos ônibus da cidade. É importante lembrar que, desde a criação do Integra, a cidade passou por intensas modificações em sua infraestrutura de transportes, em 2019 começou adquirir ônibus climatizados, mas ao longo dos últimos 10 anos perdeu cerca de mil veículos de frota e enfrentou a saída do Consórcio Salvador Norte (CSN), o que agravou ainda mais a situação do transporte público na capital baiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *