JET intensifica ações educativas em patinetes elétricos em Salvador
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação JET
De acordo com dados da empresa locadora de patinetes elétricos em Salvador, a JET, dos mais de 70 mil usuários cadastrados no aplicativo na cidade, nos últimos 30 dias cerca de 687 (menos de 1%) tiveram as suas contas suspensas na plataforma em razão de má conduta ou infrações no trânsito. Por se tratar de um veículo elétrico e feito para uso individual, logo, o equipamento não pode ser utilizado por menores de idade ou em duplas.
A suspensão das contas é a última medida tomada pela empresa, à medida que intensifica em ações preventivas de educação no trânsito. Ainda este mês, uma campanha educativa tem sido realizada em outdoors eletrônicos nas vias públicas da Cidade. “Vimos um vídeo da JET num ponto de ônibus, é importante mesmo conscientizar a população”, aponta o musicista Alan da Silveira.
Junto da Prefeitura de Salvador, a empresa também realiza o projeto Escola de Direção Segura, em diferentes praças aos fins de semana, que já abrangeu milhares de soteropolitanos. “Vim para uma aula gratuita e os instrutores são muito prestativos”, destaca o universitário Guilherme Malta. “Ainda não conhecia o aplicativo, o que me chamou a atenção foi de que é possível ver como parar de forma correta, de modo que não atrapalhe o trânsito”.
Por sua vez, a assistente administrativa Denise Marques ressalta: “O dado que me chamou a atenção foi o peso dos patinetes elétricos, com 32 Kg, não é possível uma criança manuseá-lo”. Embora restrito a menores de idade, os equipamentos são modernos e seguros para adultos: contam com sistema de freios, sinalização noturna, campainha, e placa de identificação.
Abordagens e notificações
A startup também investe em modos tecnológicos, como envio de notificações por celular e de reels, a cada início de viagem, explicando sobre as regras de trânsito local a fim de uma viagem segura. Há uma equipe de colaboradores que se revezam nos principais pontos de fluxo de trânsito na orla e no centro de Salvador a fim de orientar a população durante a semana e monitorar eventuais imprudências.
Casa haja flagras ou relatos de imprudências, a equipe adverte o usuário a fim de que compreenda que tais regras contribuem para a segurança tanto do condutor, quanto da população. Em caso de reincidência, há a suspensão da conta. A população também pode relatar sobre casos de imprudência por mensagens privadas à empresa via e-mail ou redes sociais.