fbpx
Transporte público

OPINIÃO: Salvador precisa superar o “Domingo é meia” e focar no que realmente interessa

Por EMERSON PEREIRA

A ideia do programa “Domingo é meia” surgiu no ano de 2013, durante a gestão do Ex-prefeito ACM Neto, e concedia aos usuários do transporte coletivo de Salvador o benefício da meia-passagem aos domingos.

Inicialmente, o programa foi uma solução criativa para atrair passageiros para o transporte público da cidade, já a longo prazo, o programa apertou ainda mais a conta dos operadores do sistema Integra. Com a diminuição da receita dominical, as empresas reduziram radicalmente a frota circulante disponível na cidade aos domingos.

Na prática, o domingo é meia servia como um ótimo paliativo, para os passageiros que sofrem diariamente com a baixa qualidade do nosso sistema de transporte, disfarçava perfeitamente a falta de conforto dos nossos ônibus, superlotação e a redução da oferta de ônibus na capital baiana.

Em 2021, diante da crise sanitária mundial, o programa foi suspenso pela Secretaria de Mobilidade (SEMOB) e com a crise nacional do transporte público, acredito que o “domingo é meia” ficará no passado.

Superado o “Domingo é Meia”, precisamos focar no que realmente interessa para quem anda de ônibus em Salvador, necessitamos de programas que tenham o objetivo de melhorar a qualidade do transporte oferecido ao usuário em Salvador.

O sistema Integra segue no seu ostracismo e precisa se reinventar urgentemente, trazer soluções para a combater a histórica superlotação do sistema, melhorar o padrão dos ônibus incorporados a sua frota e melhorar o atendimento oferecido aos seus maior patrimônio, os passageiros, só assim será uma opção interessante de transporte de massa da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *