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Metrô

Acidente expõe a necessidade de um plano fixo de emergência para o metrô de Salvador

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação CCR Metrô

O dia 31 de maio de 2022, ficará marcado como o dia do primeiro grande acidente do sistema metroviário de Salvador. Apesar do acidente entre a Estação Pirajá e a estação Bom Juá, registrar apenas 6 feridos, a cena assustou o soteropolitano na última terça-feira.

O descarrilamento das composições provocou um grande transtorno para os usuários da linha 1 do metrô, com a paralisação do metrô nas estações Bom Juá e Pirajá a Secretaria de mobilidade (Semob) precisou agir rápido para evitar um cenário caótico na mobilidade urbana da capital baiana.

Logo após o acidente, a gestão municipal ativou duas linhas para absorver a demanda do sistema metroviário, uma partia da Lapa para Pirajá e a outra saia do Acesso Norte para Pirajá. Com a liberação da Estação Retiro por parte da concessionária CCR Metrô, a linha agora parte do Retiro com destino a Pirajá, a operação emergencial envolve 26 ônibus do sistema Integra e da frota de apoio da CCR, ônibus esses, que normalmente fazem a conexão gratuita entre o Aeroporto e o terminal Aeroporto.

Mesmo com tantos esforços da Semob e da CCR, a noite de ontem foi de caos para quem voltava para casa e hoje pela manhã, a Estação Pirajá registrou uma superlotação muito acima do normal.

Eis que diante desse fato, e com a dependência crescente do metrô na nossa cidade, além dos furtos de fios e constantes falhas técnicas que envolvem a operação do sistema metroviário em Salvador, agora vamos questionar a CCR Metrô, será que já não é o momento da concessionária ampliar a sua frota de ônibus e distribuir em alguns terminais para ao menos amenizar os transtornos nessas eventualidades operacionais? Manter um plano emergencial ativo para que em caso de problemas no sistema possa ser utilizado sem comprometer tanto o sistema coletivo da cidade?

Vale destacar que parte dos ônibus do sistema Integra que estão operando nessas linhas emergências, foram retirados de linhas regulares da cidade, provocando um aumento de intervalos em boa parte das linhas de Salvador.

Entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da CCR Metrô Bahia, que nos respondeu o seguinte: “A CCR Metrô Bahia mantem uma frota de 10 ônibus que são utilizados diariamente no serviço de Shuttle (Translado) do Aeroporto e que em situações atípicas como essa, servem de apoio ao sistema metroviário”.

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