Bruno Reis faz alerta sobre a chance de uma nova intervenção no Integra
Por Emerson Pereira – Foto Secom
Bruno Reis, prefeito da capital baiana, voltou nesta quarta-feira (22/6) a indicar a possibilidade de haver outra medida mais dura no sistema de transporte coletivo de Salvador: Uma possível intervenção nos consórcios OT Trans e Plataforma, os dois únicos operadores do sistema Integra.
De acordo com Bruno Reis, a situação é preocupante, e os donos das empresas já pediram apoio ao Executivo municipal. “As empresas já foram lá oferece e falar: ‘prefeito, assuma. Tome, faça a intervenção porque não temos condições de operar’. As empresas vêm fechando no vermelho há muito tempo. Agora, com aumento do diesel, aumentou mais o déficit”, explicou, em entrevista coletiva. Ele ainda finalizou, dizendo que, diante do cenário, uma nova intervenção “pode ocorrer a qualquer momento”.
“Agora, imagine a Prefeitura operar todo o sistema. Eu sei a dificuldade que foi operar 30%”, alertou o Bruno Reis, relembrando o período em que a prefeitura de Salvador precisou intervir na operação da antiga Concessionária Salvador Norte (CSN), que, por dificuldades financeiras, precisou ter sua administração repassada a gestão municipal, na tentativa de evitar um colapso do sistema. Após a saída da CSN, as operadoras OT Trans (Verde) e Plataforma (amarelo) assumiram as linhas operadas pela concessionária Azul do sistema Integra.
Segundo o prefeito, este seria o “último recurso” caso o Congresso e o Governo Federal não viabilizem o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami), o projeto visa a criação de um subsidio federal para o transporte coletivo urbano nacional e segue sem ser pautado na Câmara Federal.