fbpx
Mobilidade Urbana

TJ-BA mantém licitação de ônibus elétricos do Governo do estado

Por Emerson Pereira – Foto Jovani Cecchin

A disputa judicial entre a Agerba e as empresas formadoras do sistema Integra, ganha um novo capítulo, o presidente do TJ-BA, Nilson Castelo Branco, suspendeu decisão que beneficiava a Plataforma Transporte SPE e a Ótima Transportes (OT trans). A decisão diz respeito à licitação das empresas para realizarem a operação com ônibus elétricos na região de metropolitana Salvador.

No último mês de maio, o governador da Bahia, Rui Costa, visitou a fábrica BYD, em Campinas e discutiu a realização de parcerias para implantação de energia limpa no transporte público. Para realizaco do projeto o governo baiano investiu mais de R$ 44 milhões na compra de 20 ônibus 100% elétricos. Alguns veículos foram entregues no mês de junho para início ao projeto piloto piloto.

A licitação tinha sido suspensa pelo juízo da  7ª Vara de Fazenda Pública de Salvador, em um  mandado de segurança. Para a Agerba, a liminar afronta o interesse público ao determinar a paralisação do pregão, com abertura prevista para juntamente está segunda-feira (11).

Após analisar a situação, o magistrado do TJ-BA determinou que a suspensão da solicitação afetaria negativamente a prestação dos serviços de transporte público na cidade de Salvador e RMS, ao retardar a disponibilização dos ônibus novos ao público. Ele também observou que a condição de piloto do projeto, que prevê a ampliação de uma infraestrutura reconhecidamente deficitária, pode resultar em uma melhoria no serviço público.

O Buzu071, procurou o Integra para saber se o grupo de empresas vai recorrer da decisão judicial, mas não tivemos retorno até a conclusão desta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *