fbpx
Transporte público

Salvador inicia licitação para pontos de recarga dos ônibus elétricos do BRT

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Caio

A prefeitura de Salvador iniciou um processo licitatório para compra e instalação de infraestrutura para recarga de baterias para ônibus elétricos fabricados pela Mercedes-Benz, com o chassi O500 de piso baixo e carroceria Caio Millennium, cada um com 12,45 metros. A apresentação das propostas deve ocorrer no próximo 13 de setembro.

De acordo com o documento, a estação de carregamento deve ser suficiente para o carregamento de 20 baterias ao mesmo tempo, com 240 kW, em tempo máximo de 3h30min. As baterias são do tipoFP (fosfato de ferro e L ou LiFePO4). Ainda segundo o edital, que está disponível no portal da prefeitura, a infraestrutura de recarga da prefeitura será instalada numa área do estacionamento de ônibus da Rodoviária Sul (Pátio do BRT).

Documento publicado pela prefeitura

A infraestrutura deve ser instalada em até cinco meses após a emissão das ordens de serviço. O contrato terá duração total de oito meses, embora o poder público possa prorrogá – lo. O valor máximo previsto pela prefeitura para a prestação de serviço é de R$ 9,16 milhões e o vencedor deve ser o interessado que oferecer o menor preço.

De acordo com apuração do Buzu071, a frota inicial do primeiro trecho do BRT, contará com 24 ônibus de piso baixo, um acordo entre a Prefeitura e os futuros operadores do sistema, assegurou a aquisição de 30% da frota do BRT, seja movida a energia elétrica, com isso, Salvador deve receber 8 ônibus 100% elétricos, já nesse primeiro lote.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *