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Mobilidade Urbana

Salvador deve ter a melhor renovação de frota dos últimos anos

Por Emerson Pereira

Após uma intensa apuração da equipe do Buzu071, podemos afirmar que a renovação de frota do sistema Integra em 2022, deve ser a melhor renovação que Salvador teve nos últimos tempos. Inicialmente, não podemos deixar de pontuar, que apesar do acréscimo do ar-condicionado que ocorreu nas renovações de 2019 e 2021, os ônibus da capital baiana pouco evoluiu, em itens de conforto ou em características dos veículos incorporados ao sistema de transporte coletivo da cidade.

O primeiro aspecto interessante dessa renovação é a aquisição de um ônibus que pode ser considerado “premium”, para o sistema coletivo soteropolitano, de acordo com nossas apurações, a concessionária Ótima Transportes (OT Trans), adquiriu 24 Caio Millennium, sendo 16 deles movidos à diesel com motorização traseira (Volksbus e Mercedes-Benz) e 8 ônibus elétricos (Mercedes-Benz). A última vez que uma empresa de ônibus de Salvador, comprou ônibus com motorização traseira foi no ano de 2006, quando a Praia Grande comprou um lote de Marcopolo Viale, para operar linhas de subúrbio ferroviário.

Veículos devem ser equipados com ar-condicionado e suspensão a ar –
Foto Divulgação Caio

Essa renovação também ficará marcada por ser a primeira grande renovação nos microônibus do sistema Integra, segundo informações de fontes ligadas a secretaria de Mobilidade, 50 novos micros devem ser adicionados ao sistema, sendo 29 da OT Trans e 21 para a Plataforma. Esse veículos devem ser utilizados em linhas com baixa movimentação que atualmente usam veículos convencionais, além de renovar a frota de linhas que já usam esse tipo de ônibus.

Microônibus podem facilitar a criação de linhas de menor demanda. Foto Divulgação Caio

Outra novidade será os primeiros ônibus elétricos da capital baiana, após um acordo entre a gestão municipal e os operadores do sistema BRT, 30% da frota do sistema deve ser formada por veículos 100% elétricos. Tal decisão coloca Salvador entre as capitais brasileiras com veículos sustentáveis operando em seu sistema regular de transporte.

Ônibus elétrico tem autonomia de quase 300 quilômetros e devem ser usados no BRT
Foto Divulgação Caio

Mais uma novidade deve ser a chegada dos primeiros Caio Vip de quinta geração em Salvador, o modelo que foi lançado em 2021 ainda não foi comprado pelos frotistas regionais. Tendo em vista o final da produção do “Vip 4” e a preferência das empresas soteropolitanas pela carroceria de entrada da Caio, podemos sugerir que o modelo é um forte candidato a ser adquirido pelas empresas do Integra ainda em 2022.

Nova geração foi lançada em 2021 e ainda não foi comprada pelas empresas do sistema Integra
Foto Divulgação Caio

Diante dessas informações, podemos dizer que mesmo diante de grandes desafios para melhorar o serviço de transporte da cidade, a renovação deste ano indica uma evolução em diversidade dos ônibus do sistema, introdução de veículos elétricos e aquisição de ônibus mais confortáveis. A expectativa é que os ônibus dessa renovação sejam entregues em Salvador em lotes fracionados durante os meses de setembro, outubro e novembro.

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