BRT Salvador inicia a cobrança a partir da próxima sexta-feira (11); Tarifa será R$ 4,90
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação PMS
Após aproximadamente 40 dias em testes, o BRT de Salvador iniciará sua operação comercial dentro do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador a partir desta sexta-feira (11). O novo modal iniciou a sua operação assistida no final do mês de setembro, circulando gratuitamente no primeiro trecho em a necessidade de integração com os demais modais de transporte da capital baiana. De acordo com a Secretaria de Mobilidade, o BRT tem apresentado um desempenho operacional satisfatório e tem grande aceitação dos usuários soteropolitanos. O horário de funcionamento do sistema permanece das 6h às 22h.
A integração vai funcionar no mesmo modelo que já é praticados pelos ônibus do Integra sem que seja cobrado nada mais por isso, uma vez que a tarifa terá o mesmo valor, R$4,90. Quem utiliza o BRT poderá integrar normalmente com os demais ônibus convencionais da cidade, além dos ônibus do Sistema Complementar (STEC), as “Topic’s”; com o metrô e até com ônibus metropolitanos. O período para integração também permanece o mesmo, com intervalo máximo de 2 horas.
Inicialmente o BRT conta com cinco estações em operação; Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara. A previsão é que a Estação Pituba seja entregue até o mês de dezembro, na altura do Parque Júlio César, o trajeto deve ser estendido até a orla, chegando até a praça Nossa Senhora da Luz. Em dezembro também devem ser entregues novas linhas do modal, ampliando o serviço aos usuários.
A segunda etapa do BRT, entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa, segue em obra, com previsão de entrega no final de 2023.