Salvador será sede de encontro nacional de mobilidade urbana
Por Emerson Pereira Foto Jefferson Peixoto/Secom
A capital baiana irá sediar, entre os dias 21 a 23 deste mês, uma série de eventos de âmbito nacional na área de Mobilidade Urbana. A abertura dos encontros será durante a realização da 113ª Edição do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que será realizado na próxima segunda-feira (21), no Hotel Wish. O encontro, que será realizado pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Mobilidade (Semob), em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), vai reunir gestores e técnicos da área de todo o país, com o objetivo de trocar experiencias e buscar novas soluções para a mobilidade nos centros urbanos.
O evento contará com a participação do prefeito Bruno Reis, do secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, além dos secretários de mobilidade de diversas cidades brasileiras. Muller, que também é vice-presidente geral do Fórum, irá apresentar as ações realizadas em Salvador para melhoria da mobilidade urbana, com destaque especial para a aquisição de ônibus elétricos para a operação do BRT. Salvador também será a primeira capital do nordeste a implantar um terminal de eletrocarga com capacidade para carregar até 40 veículos, o maior do Brasil.
Além do secretário de mobilidade de Salvador, o encontro contará com apresentações de autoridades de outros estados como Sergipe, São Paulo, Goiás, Paraná, além de representantes de instituições parceiras de reconhecidas internacionalmente na área de mobilidade urbana, como a WRI, TUMI e GIZ. Entre os temas que serão discutidos durante o Fórum estão a gratuidade para idosos, a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros, e a proposta do Projeto de Lei para criação do Marco Legal do Transporte Público.
“O Fórum será a abertura de um grande encontro de mobilidade, que reunirá técnicos de diversos setores buscando fomentar, cada vez mais, a melhoria da mobilidade urbana em todo país através da troca de conhecimento”, pontuou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller. “É Salvador confirmando seu protagonismo tanto na temática da mobilidade urbana, como também na recém chegada eletromobilidade, que assegura, mais uma vez, o compromisso da cidade com a redução de emissões de gases e cumprimento de suas metas definidas ao longo dos últimos anos”, destaca o secretário.
Reuniões técnicas – Além do Fórum Nacional de Mobilidade, outras reuniões serão realizadas com as equipes técnicas da área. Em paralelo ao Fórum, também na próxima segunda-feira (21), acontece o TUMI Day. O evento será realizado pela Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa (TUMI), e reunirá representantes das cinco cidades brasileiras escolhidas pela iniciativa para receber apoio técnico para a implantação de ônibus elétricos na operação de transporte.
Durante o encontro, temas como modelos de negócios, financiamentos, estruturas necessárias e metas de sustentabilidade serão apresentados e debatidos por técnicos da área de mobilidade.
Já na terça e quarta-feira (22 e 23) acontecem as reuniões do grupo Qualionibus, nas quais várias cidades e entidades que se reúnem para discutir diversas temáticas a respeito do transporte coletivo, tais como combate ao assédio sexual, financiamento, mobilidade e gênero, entre outros. O grupo fará também uma visita técnica ao BRT, onde poderá conhecer o local onde será implantado o Eletroterminal de Salvador, além de visitar o CCO do BRT, um dos mais modernos do país.