fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Implantação de “Tarifa Zero” é discutida por equipe de transição do governo Lula

Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto

A ideia de retirar a cobrança do transporte público ganha um novo capítulo no Brasil. A ideia já foi analisada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Algumas cidades de pequeno porte passaram a aplicar e o tema é debatido pela equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O principal aporte para aplicar ideia vem da União, e a questão que precisa ser resolvida, é o vale-transporte. Hoje, as empresas pagam o benefício diretamente aos funcionários que usam transporte público. A ideia para custear o passe livre é mudar o modelo: as empresas ao invés de ceder o Vale transporte ao colaborador, passaria a pagar ao governo federal uma taxa de transporte para cada um dos seus empregados, sendo que teoricamente o valor pago por funcionário seria menor do que o gasto atualmente com o Vale Transporte. De acordo com os idealizadores do projeto, o modelo vai gerar um aumento de arrecadação, pois, acredita-se, que mais empresas passariam a contribuir.

Apesar da proposta parecer totalmente benéfica, o assunto é muito complexo, e existem especialistas em mobilidade urbana que são contrários a proposta e apontam alguns problemas, principalmente na precarização do serviço oferecido, extinção da função de cobradores e aumento da carga tributária de empresas e contribuintes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *