fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Renovação de frota prometida para 2022 só será entregue ao Integra em 2023

Por Emerson Pereira

A renovação de frota da capital baiana em 2022 foi abaixo do esperado, apesar de uma compra representativa de ônibus modernos para o sistema BRT, até então, os fabricantes entregaram apenas nove novos microônibus zero quilômetros da frota do sistema Integra.

No último mês de setembro, a Secretaria de Mobilidade (Semob), anunciou que os operadores do transporte urbano soteropolitano haviam adquirido 213 novos ônibus para a capital baiana, a expectativa da gestão municipal era que os veículos fossem incorporados a frota ainda esse ano. Desde então, o que podemos observar é que o BRT recebeu três lotes dos coletivos, com aproximadamente 30 ônibus movidos à combustão e elétricos, já o Integra, o Consórcio OT Trans recebeu 9 microônibus no mês de outubro. De acordo com informações extraoficiais, a entrega dos veículos novos está atrasada por conta da falta de insumos na indústria automotiva, a expectativa é que um novo lote seja entregue nas primeiras semanas de 2023.

A tímida renovação de frota do sistema Integra, tem refletido no aumento da idade média dos ônibus da cidade, ainda é possível ver veículos fabricados no ano de 2010 em operação em Salvador, com isso, a qualidade do serviço prestado pelos operadores do sistema Integra aos usuários soteropolitanos fica comprometida.

Sobre a última renovação

Entre o fim de 2021 e o início de 2022, Salvador recebeu 169 ônibus novos equipados com ar-condicionado, sendo 92 da Concessionária OT Trans e 77 da Plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *