Com renovação em andamento, Salvador deve ter 510 ônibus com ar-condicionado até o fim de 2023
Por Emerson Pereira – Foto Emanuel Edson Pimenta
A introdução do ar-condicionado nos ônibus de Salvador, foi uma grande conquista para os usuários do sistema de transporte da cidade, desde 2019, ainda na gestão do ex-prefeito ACM Neto, a frota climatizada vem sendo ampliada pelos operadores do sistema Integra.
Em 2019, os responsáveis pela operação dos ônibus soteropolitanos, compraram 199 ônibus novos com ar-condicionado, sendo 92 do consórcio OT Trans (verde), 77 do consórcio Plataforma (Amarelo) e 30 do Consórcio Salvador Norte – CSN (Azul), na época, a gestão municipal chegou a projetar a marca de mil ônibus novos climatizados até 2022, feito que não se concretizou, parte por conta da saída do Salvador Norte e também em virtude da crise econômica que assolou o setor por conta da pandemia de Covid-19.
Em 2020, não houve aquisição de novos ônibus na capital baiana, além disso, após uma série de problemas, o Consórcio Salvador Norte passou por uma intervenção da prefeitura municipal, tal fato culminou no descredenciamento da empresa e na substituição pelas outras empresas do Integra, o fim da CSN também resultou na retirada de 30 veículos com ar-condicionado que a empresa tinha em sua frota.
Entre 2021 e 2022, mais 169 coletivos climatizados foram entregues para OT Trans e Plataforma, com isso, Salvador se aproximou da marca de 340 ônibus com o equipamento.
Já para 2023, a prefeitura de Salvador planejou uma renovação de mais 170 veículos zero quilômetros, inclusive os primeiros ônibus dessa renovação já foram entregues para a empresa OT Trans, caso a meta da gestão municipal seja atingida no decorrer do ano, a capital baiana deve ter cerca de 510 ônibus com ar-condicionado circulando pela cidade, esse número corresponde a aproximadamente 28% da frota atual de 1.800 ônibus do sistema de transporte da cidade.
Além dos ônibus do sistema convencional, atualmente, 44 veículos da frota do BRT soteropolitano também contam com o equipamento. O BRT de Salvador entrou em operação em setembro de 2022, o sistema vive a expectativa da conclusão das obras até a estação da Lapa para expandir suas operações, hoje o sistema conta com uma linha que vai do Iguatemi até a região do Itaigara.