fbpx
Mobilidade UrbanaÔnibusTransporte público

Com renovação em andamento, Salvador deve ter 510 ônibus com ar-condicionado até o fim de 2023

Por Emerson Pereira – Foto Emanuel Edson Pimenta

A introdução do ar-condicionado nos ônibus de Salvador, foi uma grande conquista para os usuários do sistema de transporte da cidade, desde 2019, ainda na gestão do ex-prefeito ACM Neto, a frota climatizada vem sendo ampliada pelos operadores do sistema Integra.

Em 2019, os responsáveis pela operação dos ônibus soteropolitanos, compraram 199 ônibus novos com ar-condicionado, sendo 92 do consórcio OT Trans (verde), 77 do consórcio Plataforma (Amarelo) e 30 do Consórcio Salvador Norte – CSN (Azul), na época, a gestão municipal chegou a projetar a marca de mil ônibus novos climatizados até 2022, feito que não se concretizou, parte por conta da saída do Salvador Norte e também em virtude da crise econômica que assolou o setor por conta da pandemia de Covid-19.

Em 2020, não houve aquisição de novos ônibus na capital baiana, além disso, após uma série de problemas, o Consórcio Salvador Norte passou por uma intervenção da prefeitura municipal, tal fato culminou no descredenciamento da empresa e na substituição pelas outras empresas do Integra, o fim da CSN também resultou na retirada de 30 veículos com ar-condicionado que a empresa tinha em sua frota.

Entre 2021 e 2022, mais 169 coletivos climatizados foram entregues para OT Trans e Plataforma, com isso, Salvador se aproximou da marca de 340 ônibus com o equipamento.

Já para 2023, a prefeitura de Salvador planejou uma renovação de mais 170 veículos zero quilômetros, inclusive os primeiros ônibus dessa renovação já foram entregues para a empresa OT Trans, caso a meta da gestão municipal seja atingida no decorrer do ano, a capital baiana deve ter cerca de 510 ônibus com ar-condicionado circulando pela cidade, esse número corresponde a aproximadamente 28% da frota atual de 1.800 ônibus do sistema de transporte da cidade.

Veja todos os detalhes dos novos ônibus, que devem ser entregues pela prefeitura nos próximos dias.

Além dos ônibus do sistema convencional, atualmente, 44 veículos da frota do BRT soteropolitano também contam com o equipamento. O BRT de Salvador entrou em operação em setembro de 2022, o sistema vive a expectativa da conclusão das obras até a estação da Lapa para expandir suas operações, hoje o sistema conta com uma linha que vai do Iguatemi até a região do Itaigara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *