fbpx
Mobilidade Urbana

Salvador vai ganhar túnel de 800 metros exclusivo para pedestres

Por Emerson Pereira – Foto Montagem

A Prefeitura de Salvador esta planejando construir um túnel subterrâneo para pedestres, que vai do Campo da Pólvora, no bairro de Nazaré, até o Taboão, que fica no Comércio. O projeto prevê uma estrutura de aproximadamente 800 metros de extensão e de 12 e 50 metros de profundidade.

De acordo o anúncio feito na última quarta-feira (8) pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o objetivo é ter uma estação no Comércio e outra na Barroquinha. Para ser executado, o projeto tem um investimento estimado de 300 milhões de reais – valor aprovado pela Câmara Municipal de Salvador.

A estrutura vai criar um trajeto subterrâneo entre a Barroquinha e o Pelourinho e outro do Elevador do Taboão até  à Ladeira da Montanha. O túnel pretende facilitar o deslocamento de 3 mil pessoas por dia. No percurso, serão instaladas esteiras para facilitar a locomoção. O titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, explicou que as fases e a duração do serviço serão definidas no projeto, que tem 120 dias para ser concluído. A proposta é que o túnel esteja integrado à estação de metrô do Campo da Pólvora.

Confira abaixo os detalhes do projeto:

Túnel: Com 825 metros de extensão, esteiras e acessibilidade, será exclusivo para o uso de pedestres. Vai ter até 50 metros de profundidade e com a expectativa de transportar 3 mil pessoas por dia.

Estação Campo da Pólvora – Ficará em uma das extremidades da estrutura. O objetivo da prefeitura é ligar o túnel a estação de metrô da região, por esse motivo, a CCR Metrô, concessionária do metrô, será acionada para discutir do projeto.

Estação da Barroquinha – Depois de deixar o Campo da Pólvora o usuário vai chegar a Estação Barroquinha, onde poderá voltar a superfície. A região terá uma escada rolante que vai levar os pedestres ao Pelourinho;

Estação do Taboão – O fim do túnel será nas proximidades do elevador do Taboão, no Comércio. Um dos casarões da região será requalificado e terá espaço para café, lojas e locais de interação. O túnel vai funcionar em ambos os sentidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *