Relembre: Em 2013 Salvador foi a segunda cidade brasileira a testar um ônibus elétrico
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Prefeitura de Salvador
Em 2013, Salvador se tornou-se a segunda cidade brasileira a testar o uso de ônibus elétrico em sistemas urbanos. Com uma viagem entre a Praça Tomé de Souza, Praça Municipal, e o Campo Grande, o teste foi promovido pela Prefeitura de Salvador em parceria com o a empresa chinesa BYD, referência mundial desse tipo de ônibus.
O ônibus elétrico testado circulou na capital baiana por aproximadamente 3 semanas, sob a responsabilidade da Viação Rio Vemelho, na linha 1003, Aeroporto x Lapa (via Orla). Os passageiros na época pagavam a tarifa de R$ 2,80 pelo ônibus convencional da cidade.
A promessa da Secretaria de Mobilidade (Semob), era de introduzir um ônibus mais silencioso e confortável, que usava uma fonte de energetica renovável, com uma autonomia de cerca de 250 quilômetros, o coletivo tinha capacidade de transportar 76 passageiros e atendia todas as normas de acessibilidade, contando com piso baixo, uma rampa de acesso e área específica para os cadeirantes. Já o visual, fugia totalmente do que o brasileiro estava acostumado e trazia consigo um design totalmente alinhado com o mercado chinês de ônibus.
Infelizmente o alto custo das baterias que alimentavam esses modelos foram o principal entrave para que as empresas do sistema fizessem a aquisição destes veículos. Na época a estima era que um ônibus convencional custasse menos da metade do valor de um similar elétrico.
Na época, só São Paulo e Salvador testaram o modelo do ônibus no país, além disso, os ônibus elétricos so havia sido adotado em cidades como Los Angeles e Nova York nos Estados Unidos.
Atualmente Salvador tem uma frota de 13 veículos elétricos, todos os veículos fazem parte da frota do BRT, além disso o Governo do Estado adquiriu 20 veículos elétricos em 2022, os veículos operam duas linhas do sistema metropolitano.