fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Relembre: Em 2013 Salvador foi a segunda cidade brasileira a testar um ônibus elétrico

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Prefeitura de Salvador

Em 2013, Salvador se tornou-se a segunda cidade brasileira a testar o uso de ônibus elétrico em sistemas urbanos. Com uma viagem entre a Praça Tomé de Souza, Praça Municipal, e o Campo Grande, o teste foi promovido pela Prefeitura de Salvador em parceria com o a empresa chinesa BYD, referência mundial desse tipo de ônibus.

O ônibus elétrico testado circulou na capital baiana por aproximadamente 3 semanas, sob a responsabilidade da Viação Rio Vemelho, na linha 1003, Aeroporto x Lapa (via Orla). Os passageiros na época pagavam a tarifa de R$ 2,80 pelo ônibus convencional da cidade.

A promessa da Secretaria de Mobilidade (Semob), era de introduzir um ônibus mais silencioso e confortável, que usava uma fonte de energetica renovável, com uma autonomia de cerca de 250 quilômetros, o coletivo tinha capacidade de transportar 76 passageiros e atendia todas as normas de acessibilidade, contando com piso baixo, uma rampa de acesso e área específica para os cadeirantes.  Já o visual, fugia totalmente do que o brasileiro estava acostumado e trazia consigo um design totalmente alinhado com o mercado chinês de ônibus.

Infelizmente o alto custo das baterias que alimentavam esses modelos foram o principal entrave para que as empresas do sistema fizessem a aquisição destes veículos. Na época a estima era que um ônibus convencional custasse menos da metade do valor de um similar elétrico.

Na época, só São Paulo e Salvador testaram o modelo do ônibus no país, além disso, os ônibus elétricos so havia sido adotado em cidades como Los Angeles e Nova York nos Estados Unidos.

Ônibus elétricos comprados pelo governo da Bahia em 2022 para região metropolitana de Salvador

Atualmente Salvador tem uma frota de 13 veículos elétricos, todos os veículos fazem parte da frota do BRT, além disso o Governo do Estado adquiriu 20 veículos elétricos em 2022, os veículos operam duas linhas do sistema metropolitano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *