Curitiba retira 100% dos cobradores dos ônibus da cidade
Por Emerson Pereira Foto Divulgação Scania
Após cinco anos, Curitiba deixou de ter cobradores nos ônibus neste sábado (13). Os últimos ônibus que ainda contavam com esses profissionais, passaram a ter pagamento exclusivo por cartão a partir de hoje.
A maior parte dos cerca de 6 mil cobradores foi realocada ou requalificada para assumir outras funções dentro do sistema de transporte curitibano.
O programa de substituição dos cobradores no sistema RIT foi iniciado em 2018, desde então, os operadores do transporte público local deixaram de admitir novos cobradores, enquanto preparavam os cobradores do sistema para outras funções.
Com a saída dos cobradores, os ônibus de Curitiba agora só aceitam o pagamento com cartão transporte ou cartões de débito ou crédito por aproximação. Nas estações-tubo e terminais ainda é possível pagar com dinheiro.
De acordo com a prefeitura de Curitiba, o pagamento por cartão é mais ágil e ajuda a diminuir as filas nos embarques. Além disso, com menos dinheiro em circulação, também caíram os assaltos em ônibus. Em três anos, na comparação de 2019 com 2022.
Enquanto isso, em Salvador, o tema ganhou forca na última semana, dirigentes sindicais indicam que a Prefeitura de Salvador planeja retirar os cobradores do sistema Integra.