fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Audiência na Câmara de Salvador discute o futuro do VLT do subúrbio

Por Emerson Pereira

Na manhã desta quinta-feira (3), uma audiência pública na Câmara de Salvador foi realizada para debater o futuro e os impactos da atual situação do projeto do VLT do subúrbio ferroviário da capital baiana. O debate contou com a participação dos deputados Hilton Coelho, Leandro de Jesus, dos vereadores Palhinha, Cláudio Tinoco e Jackson Bonfim (Simões Filho), além do diretor de Transporte da Secretaria de Mobilidade, lideranças comunitárias do subúrbio ferroviário e pessoas ligadas ao segmento férreo. O Governo da Bahia, o Ministério Publico da Bahia e o Tribunal de Contas da Bahia não enviaram representantes para a audiência.

Durante a audiência, o vereador Cláudio Tinoco destacou o histórico do trem desde a época do império e todos acontecimentos que culminaram na escolha do monotrilho. Outros participantes apontaram diversos erros técnicos, altos custos de investimento e perdas socioeconômicas para os moradores do subúrbio ferroviário.

De acordo com dados destacados na audiência pública, 80% dos usuários dos trens chegavam a pé até às estações, 364 foram famílias removidas para execução das obras e que 42% usuários ganhavam menos de 1/4 salário mínimo.

INDEFINIÇÃO

A audiência pública sobre o VLT do Subúrbio (monotrilho), acontece em meio a rumores sobre um possível cancelamento do projeto, enquanto as obras do novo modal seguem atrasadas, moradores do subúrbio ferroviário ainda questionam a suspensão dos trens suburbanos que ocorreu em fevereiro de 2021.

Um comentário sobre “Audiência na Câmara de Salvador discute o futuro do VLT do subúrbio

  • VLT que não é VLT!
    Destruíram o trem para implantar um VLT fake, um Monotrilho que custa muito mais caro. Deveriam simplesmente reformar o percurso e colocar trens modernos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *