Monotrilho ou VLT, qual a melhor opção para o Subúrbio Ferroviário de Salvador?
Por Emerson Pereira – Foto/montagem
O VLT do Subúrbio Ferroviário, anunciado para substituir o tradicional trem suburbano, teve seu contrato cancelado recentemente pelo Governo do Estado, a situação ocorreu após o Tribunal de Contas do Estado encontrar irregularidades contratuais e atrasos no cronograma de execuções das obras do projeto. Chamado de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) pelo governo estadual, o projeto na verdade era um monotrilho elevado. Mas qual a diferença entre um VLT e um Monotrilho? Nesta matéria nós vamos listar as principais diferenças entre os dois modais.
A primeira diferença entre VLT e o Monotrilho é a capacidade de passageiros transportados, estima-se que o VLT transporte no máximo 450 pessoas, já as composições do monotrilho conseguem levar aproximadamente 1000 passageiros, quantidade similar ao metrô soteropolitano.
Apesar do monotrilho levar a melhor no quesito capacidade, a vantagem muda de lado quando o assunto é impacto urbano, enquanto o VLT consegue ser implantado com o mínimo de interferência urbana, ou seja, tem sua circulação ao mesmo nível do chão, não requer grandes estações, passarelas e escadas, o Monotrilho necessita de uma grande estrutura para garantir seu funcionamento, além das grandes estações, passarela, escadas, elevadores o modal circula em uma grande estrutura elevada, tal característica é vista como uma grande desvantagem do modal pelos principais especialistas brasileiros.
Outro ponto divergente entre os dois modais é o seu preço de implantação, apesar de ser mais barato que o metrô, os custos para a aplicação de um monotrilho pode ser de 50% a 80% mais caro que um Veiculo Leve sobre Trilho, a diferença financeira entre os dois projetos também se reflete no tempo de construção de cada um, pois um sistema VLT pode ser construído muito mais rápido que um monotrilho.
Apesar das grandes diferenças citadas acima, os dois modais têm um ponto em comum, ambos não emitem poluentes na atmosfera, afinal são movidos a eletricidade.
Considerando todas as características do Subúrbio Ferroviário e a menor complexidade na aplicação do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT), podemos dizer que o modal é o que mais se assemelha dos antigos trens. Esperamos que com novo chamamento público para a aplicação de um projeto de transporte de massa no subúrbio ferroviário, o verdadeiro VLT seja de fato o escolhido.