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Mobilidade UrbanaTransporte público

Já está em Salvador! BRT recebe ônibus de 15 metros para testes

Por Emerson Pereira

Nesta segunda-feira (16), Salvador recebeu um ônibus 100% elétrico produzido pela fabricante de veículos elétricos Eletra em parceria com a montadora Scania, para ser testado no sistema BRT da capital baiana.

Com chassi fabricado pela Scania o ônibus tem 15 metros de comprimento, esse modelo é um meio termo entre o veículo convencional de 13,2m e um articulado simples de 18 metros.

Com o tamanho “extra” o veículo tem capacidade para transportar mais de 100 passageiros (sentados e em pé) e uma autonomia de aproximadamente 250 km, além disso, é equipado com piso baixo, suspensão a ar, entradas USB e ar-condicionado.

Desde as primeiras mudanças em linhas com destino a Pituba no último dia 30 de setembro, a demanda de passageiros do sistema BRT cresceu consideravelmente, e durante os horários de pico, os ônibus do modal já podem ser vistos circulando superlotados pela cidade. Recentemente a Prefeitura de Salvador comemorou a marca de 5 milhões de passageiros ao longo de um ano de operação do modal.

O uso de veículos com maior capacidade de transporte de passageiros no sistema de transporte urbano da cidade, é um tema muito comentado entre os passageiros soteropolitanos, frequentemente os ônibus da cidade são flagrados circulando superlotados e essa situação gera muita insatisfação entre os usuários. Salvador é uma das únicas grandes capitais brasileiras que não tem em sua frota atual ônibus trucados, articulados ou bi-articulados visando ampliar a capacidade de absorção da demanda de passageiros em suas linhas mais disputadas.

A chegada do ônibus para testes vai permitir que os operadores do BRT avaliem a quantidade de passageiros transportados, autonomia das baterias e as características operacionais do novo modelo e a viabilidade do uso de ônibus com essas configurações pelo sistema de transporte soteropolitano.

Caso o modelo seja aprovado e comprado pelos operadores do BRT, será o retorno de um ônibus produzido pela Scania à frota da capital baiana após duas décadas, a última aquisição de veículos fabricados pela montadora aconteceu no início dos anos 2000.

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