fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Pesquisa vai avaliar o nível de satisfação dos passageiros em relação aos ônibus da cidade

Por Emerson Pereira – Foto Emanuel Edson Pimenta

A partir do dia 6 de novembro, a Secretaria de Mobilidade (Semob) através de uma parceria com a WRI Brasil dará início a pesquisa QualiÔnibus, que tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos usuários do transporte coletivo por ônibus.

A aplicação dos questionários será feita nas mais diversas linhas que circulam pela capital baiana e os entrevistados responderão perguntas sobre a satisfação geral do sistema com 16 fatores de qualidade: acesso ao transporte, disponibilidade, rapidez, confiabilidade, transferências, conforto nos pontos dos ônibus, conforto nos ônibus, conforto nos terminais, atendimento aos usuários, informação aos usuários, segurança pública, segurança em relação a acidentes de trânsito, exposição a ruído e poluição, forma de pagamento, recarga de cartões e gastos com transporte.

A pesquisa faz parte do Programa QualiÔnibus, a iniciativa é desenvolvida pelo WRI Brasil com o objetivo de melhorar o serviço de transporte coletivo por ônibus em cidades brasileiras, de forma a atrair e manter usuários nos sistemas urbanos, melhorar a mobilidade e tornar mais sustentável o transporte público pelo país. Salvador se junta a outras cidades brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Fortaleza que já tiveram pesquisas executadas pelo QualiÔnibus. Ao todo, 26 municípios brasileiros já aderiram a iniciativas do WRI Brasil.

Para secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller, essa é uma oportunidade onde os usuários do sistema poderão contribuir com informações importantes sobre o que pode ser aperfeiçoado. “Essa é uma experiência em que trazemos o usuário para centro das discussões sobre como podemos melhorar ainda mais a qualidade do sistema”, afirmou.

O questionário também possui perguntas sobre o perfil de uso, perfil dos clientes e questões de concordância. As abordagens serão feitas entre as 5:30 e as 19:30, sempre nos dias úteis.  De acordo com a Semob, os pesquisadores estarão devidamente identificados com um crachá e vão abordar aleatoriamente os passageiros. O tempo estimado de entrevista deve variar entre 10 e 12 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *