Bruno Reis aponta a data de inauguração do BRT até a Lapa
Por Emerson Pereira
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, planeja inaugurar o trecho 2 do BRT, que vai da Lapa ao Parque da Cidade, com 7 quilômetros de extensão e tem investimento de R$ 203 milhões, no dia 29 de março, aniversário de 475 anos da capital baiana. A declaração foi feita durante a inauguração do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab), no Centro Histórico de Salvador, na manhã desta segunda-feira (6).
A chegada do BRT à estação da Lapa vai mudar drasticamente a estrutura do transporte público da capital baiana e a dinâmica de deslocamento dos soteropolitanos.
O MODAL
O BRT de Salvador iniciou suas operações em Setembro de 2022, atualmente o modal tem 3 linhas ativas e funciona diariamente de 5h às 23h. Como pouco mais de um ano de operação, o serviço é bem visto por boa parte dos usuários, enquanto outros sinalizam um princípio de superlotação, principalmente durante os horários de pico.
ELEVOU O PADRÃO
Desde o inicio das suas operações, o BRT vem entregando um serviço de transporte acima do habitual na capital baiana, com intervalos relativamente curtos, uso de vias exclusivas, ônibus com conforto acima da média e colaboradores atenciosos no entorno das suas estações, o BRT tem um conceito interessante e fornece uma nova percepção para o usuário durante o uso do transporte por ônibus na capital baiana.
FROTA QUESTIONADA
Diferente de outros sistemas de BRT mundo afora, a versão soteropolitana do modal até então não utiliza ônibus de grande porte em sua frota, essa característica preocupa passageiros que utilizam o sistema, a opção inicial dos operadores do sistema foram por ônibus do tipo padron (13,20 de comprimento com motorização traseira), ônibus articulados com maior capacidade no transporte de passageiros seguem sendo ignorados pelas empresas de transporte soteropolitanas mesmo com a implantação deste sistema de transporte em massa na cidade.
TESTE EM ANDAMENTO
Recentemente o BRT iniciou testes com um ônibus alongado de 15 metros, o coletivo foi cedido pela fabricante de ônibus elétricos brasileira Eletra, 100% elétrico, o ônibus tem autonomia de 250km e capacidade de transportar simultaneamente mais de 100 passageiros.