fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Relembre a trajetória da conexão entre o Cabula e a Ribeira ao longo de 3 décadas

Por Emerson Pereira e Emanuel Edson Pimenta – Foto Márcio Paulo

A conexão entre a região do Cabula e a Ribeira já foi feita por diversas empresas que operaram linhas em períodos diferentes da história. Para possibilitar esse deslocamento, no início dos anos 90, foi criada a linha 1124 – Cabula VI x Ribeira, que tinha roteiro muito parecido com o itinerário da 1141.

Em meados dos anos 90, com o objetivo de ampliar o atendimento para outros bairros da região do Cabula em direção a Ribeira, a 1124 foi desativada e no lugar dela foram criadas duas linhas com base operacional (Final de linha) na Ribeira, são elas: 0231 – Ribeira x Cabula VI R1 e 0232 – Ribeira x Cabula VI R2.

Já no final dos anos 90, aconteceu um movimento contrário e as linhas que até então partiam da Ribeira sentido Cabula, tiveram seu final de linha remanejado para o Cabula VI, com isso, a 0231 e 0232 foram descontinuadas. Eis que então, surgem as linhas 1141 (R1) e 1142 (R2).

Durante toda essa trajetória, as empresas responsáveis pela operação dessas linhas foram a Campo Grande, ITT – Itapuã Transportes Triunfo, Ilha Tropical, Capital, Joevanza, Plataforma e OT Trans.

Atualmente, a linha 1145 que parte do acesso norte rumo a Ribeira também é uma linha muito importante nessa conexão, garantindo o transporte de milhares de pessoas diariamente nesse roteiro.

O ônibus em destaque pertenceu à empresa Ilha Tropical, e na ocasião da foto estava escalado para fazer essa tão importante ligação, o modelo é o Ciferal Turquesa. Não estranhem a semelhança com o Torino de 6° geração, pois na época a Marcopolo havia adquirido a Ciferal e apenas trocou alguns elementos do Torino para produzir o modelo da encarroçadora carioca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *