Salvador registra aumento de quase 30% nos assaltos a ônibus em 2023
Por Emerson Pereira – Foto ASCOM PCBA
Salvador fechou o ano de 2023 com aumento na quantidade de assaltos no transporte coletivo municipal. De acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), em 2023 foram registrados 797 roubos em ônibus da capital baiana. Em 2022, o acumulado foi de 620 ocorrências.
O número de assaltos registrados nos ônibus do sistema Integra em 2023, representa um crescimento de quase 30% nesse tipo de ação delituosa no transporte público soteropolitano. De acordo com os dados da Semob, em 2023, ocorreram em média 66 assaltos mensais, uma média superior a dois assaltos por dia.
Maio foi o mês onde mais ocorrências foram registradas ao longo do ano passado, com 106 assaltos registrados no grupo especializado da Policia Civil.
COMBATE A ASSALTOS
Apesar da alta nos números, tanto a Policia Civil, como a Policia Militar atuam com grupos especializados de combate a esse tipo de delito, enquanto a Policia Civil tem o Grupo Especial de Repressão a Roubo em Coletivos (GERRC), já a Policia Militar tem a Operação Gêmeos, os dois grupos atuam ativamente para combater esse tipo de atividade criminosa na cidade.
NA MIRA DOS CRIMINOSOS
Desde o aumento do uso da bilhetagem eletrônica, os passageiros passaram a ser o principal alvo dos criminosos que praticam esse tipo de crime, com a redução da circulação do dinheiro na mão dos cobradores, os celulares são o objeto de desejo dos marginais que assaltam nos ônibus da cidade, muitas vezes o dinheiro coletado pelos cobradores sequer são subtraídos.