Após desativação do trens, situação do Subúrbio Ferroviário segue indefinida
Por Emerson Pereira – Foto Reprodução Rede Bahia
Desativados no início de 2021 para permitir a evolução do projeto do VLT do Subúrbio (que na verdade era um Monotrilho), os trens do subúrbio seguem sem nenhum substituto após quase três anos. De lá pra cá, o Governo da Bahia rompeu o contrato com o consórcio responsável pelo VLT e lançou uma nova licitação para construção de um legítimo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com a possibilidade de ir até Piatã. Enquanto o projeto não sai do papel, a população do subúrbio ferroviário tem sofrido bastante sem essa opção de transporte.
Atualmente, os suburbanos contam apenas com o transporte por ônibus que circulam nessa região da cidade, uma vez que o metrô não passa pelo Subúrbio Ferroviário.
Na época da suspensão do funcionamento dos trens, os suburbanos gastavam R$ 0,50 pelo transporte nos trens, apesar do serviço ruim, o trem era uma opção mais barata de deslocamento, atualmente a passagem do ônibus custa R$ 5,20.
Diante de quase 3 anos de indefinições e fracassos na implementação de um novo modal em uma das áreas mais populares da cidade, algumas perguntas ficam pairando entre os antigos usuários…
Será que a desativação dos trens foi uma boa alternativa?
Quanto custaria para modernizar o sistema ferroviário e adquirir novos trens?
O VLT foi uma boa escolha? Será que o VLT vai ser implantado?
Não seria melhor aproveitar adaptar a linha do trem a um sistema BRT?
Enfim, só o tempo dirá o futuro do transporte coletivo do subúrbio ferroviário e se as decisões tomadas pelos governantes baianos foram boas ou não.