fbpx
Mobilidade UrbanaÔnibusTransporte público

Mudanças na Estação Pirajá provoca crescimento repentino da linha 1405

Por Emerson Pereira – Foto Alexandre Souza Carvalho

Nos dois primeiros meses de 2024, a linha de ônibus 1405 que faz o trajeto entre Cajazeiras 8 e a Estação Pirajá registrou um grande aumento na procura dos passageiros da região. De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade (Semob), a linha transportou mais de 256 mil passageiros pagantes nesse período, representando um crescimento de 13% em relação ao primeiro bimestre do ano anterior.

No mesmo período de 2023, a 1405 havia transportado 227 mil passageiros pagantes, o que evidencia o aumento significativo na demanda da linha. Esse aumento pode ser atribuído a diversos fatores, como frota 100% climatizada, redução de linhas concorrentes, mas o fato da linha ser a única linha da região de Cajazeiras que permaneceu na Estação Pirajá, contribuiu para o crescimento repentino da procura entre os usuários.

Apesar do aumento de demanda, a linha segue com a mesma quantidade de viagens diárias, e essa situação tem provocado muitas reclamações entre os passageiros que se queixam dos longos intervalos e também de uma suposta superlotação nos ônibus da linha durante quase todo o dia.

A linha 1405 teve toda sua frota totalmente renovada pelo Consórcio OT Trans no início de 2022, atualmente a linha opera com 6 veículos, durante os dias úteis a linha conta com 54 horários, seus intervalos médios são de 28 minutos durante quase todo o dia. Seu roteiro passa pelo eixo principal do bairro de Castelo Branco, Cajazeiras 4 e Cajazeiras 5 até chegar na Cajazeiras 8 que é uma das Cajazeiras mais populosas e extensas da região.

É crucial que as autoridades e a concessionária permaneçam atentas para garantir que a qualidade do serviço atenda às necessidades dos passageiros da linha. Isso envolve proporcionar um atendimento eficiente no deslocamento diário dos seus usuários, garantindo uma experiência positiva e satisfatória para quem usa os ônibus da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *