fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

PAC aprova a compra de 746 novos ônibus para municípios baianos

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Marcopolo

No dia 8 de maio, o governo federal anunciou o investimento de R$ 10,5 bilhões para a renovação de frotas, com a compra de ônibus elétricos e trens para 98 municípios brasileiros. O valor faz parte do pacote de R$ 18,3 bilhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções. Os veículos vão ser financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com recursos do Fundo Clima, e pela Caixa Federal Econômica, com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Na Bahia, o programa permite a aquisição de 726 novos ônibus (elétricos e Euro6) e vai beneficiar diversos municípios, veja abaixo a lista completa de cidades e quantidade de ônibus aprovada no PAC:

  • Alagoinhas – 50 ônibus Euro 6
  • Barreiras – 30 ônibus elétricos
  • Camaçari – 30 ônibus elétricos
  • Região Metropolitana de Salvador* – 150 ônibus elétricos
  • Feira de Santana – 12 ônibus elétricos
  • Jequié – 20 ônibus Euro 6
  • Lauro de Freitas – 30 ônibus elétricos
  • Salvador – 94 ônibus elétricos e 300 ônibus Euro 6
  • Vitória da conquista – 30 ônibus elétricos

*Os ônibus da Região Metropolitana de Salvador vão ser utilizados em linhas do sistema metropolitano, sob a responsabilidade do Governo do Estado, atendendo os seguintes municípios da RMS: Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.

Segundo o Idec (Instituto de Defesa de Consumidores), os municípios serão os responsáveis pela posse dos coletivos e poderão cedê-los às empresas de transporte que operam as linhas de ônibus por meio de comodatos, aluguel ou outros formatos, desde que a posse do veículo não seja transferida ao operador. O modelo foi usado como critério para selecionar as cidades que serão beneficiadas. A meta do governo federal com a renovação de uma frota sustentável é diminuir as emissões de CO2, diminuindo o consumo de combustível em todo país.

Durante o anúncio do Governo Federal, não foram informados os prazos para recebimento dos novos veículos nos municípios baianos citados na nossa
matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *