fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Semob anuncia reforço em dez linhas devido a alterações em linhas da região metropolitana

Por Emerson Pereira – Foto Raphael Muller

 A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), anunciou que, a partir deste sábado (25), dez linhas de ônibus do sistema Integra receberão reforço operacional. A medida visa compensar a redução das linhas metropolitanas 841 Vilas do Atlântico x Campo Grande e 846 Lauro de Freitas x Lapa e melhorar o atendimento nas regiões da orla, Centro e Estação da Lapa.

Segundo informações da Semob, linhas que atendem a orla, como a 1007 Jardim das Margaridas x Lapa, 1035 Aeroporto x Praça da Sé (Via Av. Garibalde), 1001 Aeroporto x Praça da Sé (Via Barra) e 1005 Itapuã/Praia do Flamengo x Lapa, terão um acréscimo de cerca de 20% na frota, resultando em um aumento de 12% no número de viagens diárias. A frequência na Avenida Dorival Caymmi também crescerá, com um aumento de 9% nas viagens diárias.

Além disso, as linhas 0120 Barbalho x Salvador Shopping e 1053 Estação Mussurunga x Barra 3 receberão reforços , e duas novas linhas de apoio, a 0120-01 Barbalho x Lapa/Faz. Garcia e a 1053-03 Est. Mussurunga x Rio Vermelho, foram criadas para dar suporte à operação. Isso representa um aumento de 18% na frota e no número de viagens, que subirá de 29 para 34 viagens no horário de pico matinal e de 37 para 42 viagens no entre pico. Apesar de cobrir boa parte do roteiro das linhas da região metropolitana, a linha 0903 Boca do Rio x Lapa não foi agraciada com nenhum reforço operacional nestas primeiras alterações anunciadas pela Semob.

Na Estação da Lapa, as linhas LBs terão um aumento de 11% na frota. A linha LB1, por exemplo, terá um aumento de 16% no número de viagens no horário de pico da manhã.

O secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou que o reforço atende ao crescimento da demanda e que a situação continuará sendo monitorada para possíveis ajustes futuros.

As linhas 841 e 846, que contavam com uma frota de quase 80 coletivos, e eram essenciais para usuários da orla e do centro. As mudanças da Semob buscam minimizar os impactos dessa alteração no serviço de transporte público da capital baiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *