Agerba anuncia redução de itinerário de linhas metropolitanas a partir deste domingo (26)
Por Emerson Pereira – Foto Ícaro Chagas
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) anunciou mudanças significativas no sistema de transporte metropolitano de Salvador. A partir deste domingo, dia 26 de maio, três importantes linhas de ônibus que servem a Região Metropolitana de Salvador e que tradicionalmente percorrem a orla em direção ao centro da cidade terão suas rotas encurtadas.
As linhas 841 Vilas do Atlântico x Campo Grande, 846 Lauro de Freitas x Lapa, 855 Vida Nova/Itinga x Campo Grande/Barra e 860 Portão x Estação Pituaçú agora terão como pontos finais Piatã e a Estação Mussurunga, onde os veículos retornarão aos seus pontos de partida, sem prosseguir para o centro de Salvador. Essa reestruturação afetará diretamente os passageiros da região metropolitana e também da capital baiana que dependem desses serviços para acessar as áreas centrais da cidade.
Em resposta às alterações, a Prefeitura de Salvador desenvolveu um plano de apoio para atender à demanda dos passageiros afetados. Um reforço operacional em 10 linhas do Integra foi feito para compensar a ausência das linhas metropolitanas. Já a AGERBA, criou as linhas Lauro de Freitas x Piatã, Lauro de Freitas x Estação Mussurunga, Vilas do Atlântico x Piatã e Vilas do Atlântico x Estação Mussurunga, Vida Nova/Itinga x Piatã e Portão x Estação Mussurunga como alternativas para os passageiros da RMS.
Segundo a agência estadual, essas medidas são o resultado de um acordo entre a AGERBA, o Ministério Público do Estado e a Prefeitura de Salvador. O objetivo é otimizar o serviço de transporte, garantindo eficiência e atendendo às necessidades dos cidadãos da capital e da região metropolitana através da integração com o metrô de forma mais eficaz possível.